HOTEL
SANTO GRAAL
Aparecida | SP

Apresentado tema da mensagem para o Dia Mundial da Paz 2019

O Vaticano anunciou nesta terça-feira, 6, o tema da mensagem para o 52º Dia Mundial da Paz, que será celebrado em 1º de janeiro de 2019: “A boa política está a serviço da paz”.

A sala de imprensa vaticana apresentou um breve comentário sobre a escolha do tema. Explica-se que a responsabilidade política pertence a todo cidadão, em particular a quem recebeu o mandato de proteger e governar. E esta missão consiste em proteger o direito e encorajar o diálogo na sociedade, entre as gerações e culturas. “Não há paz sem confiança recíproca”, frisa o comunicado.

No breve comentário à imprensa, recorda-se ainda a encíclica Pacem in terris (1963), de São João XXIII, então Papa. Destaca-se que quando o homem é respeitado em seus direitos, brota nele o sentido de dever respeitar os direitos dos outros. “Somos, portanto, convidados a levar e anunciar a paz como a boa notícia de um futuro onde cada vivente será considerado na sua dignidade e nos seus direitos”.

O Dia Mundial da Paz começou com o então Papa Paulo VI, hoje santo da Igreja católica. A data é celebrada todos os anos no dia 1° de janeiro. Para a ocasião, o Papa prepara uma mensagem, que é enviada a todas as Chancelarias do mundo e assinala as diretrizes diplomáticas da Santa Sé.