HOTEL
SANTO GRAAL
Aparecida | SP

O manto azul da Mãe Aparecida e a seleção brasileira

Em tempos de Copa do Mundo, você sabia que Nossa Senhora Aparecida e o Brasil estão diretamente ligados?

Sabe o uniforme reserva da seleção brasileira? Então, ele é azul porque foi inspirado na cor do manto da Mãe Aparecida.

Na final da Copa de 1958 o uniforme azul da seleção do Brasil ganhou fama como “camisa da sorte”. Até então a vestimenta oficial era camiseta amarela e calção azul. Ao enfrentar a Suécia, que também usava a camiseta amarela, restou aos jogadores do Brasil usar o uniforme reserva, mas na época o Brasil não contava com essa situação, por isso não tinha um uniforme reserva.

Para resolver o problema, a seleção da Suécia teve a camaradagem de emprestar seu uniforme reserva, composto de camisetas azuis e calções brancos, aos jogadores brasileiros.

Com medo da reação dos supersticiosos jogadores pela troca do amarelo, Paulo Machado de Carvalho que era chefe da delegação brasileira na Suécia, apresentou o uniforme reserva a Seleção Brasileira dizendo: “Nós vamos vencer, vamos jogar com a cor do manto de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil”.

Os jogadores confiaram na intercessão da Mãe Aparecida e ajudaram a comissão técnica a descosturar os escudos e números das camisas amarelas e costurá-los nas novas camisas azuis.

Naquele ano, o Brasil venceu a Suécia por 5 a 2 e conquistou o seu primeiro mundial com a bênção de Nossa Senhora Aparecida. Depois desse curioso episódio, os jogadores passaram a confiar na sorte que a camisa azul dava ao time e o novo uniforme, foi definido oficialmente como o reserva da seleção.

A relação dos jogadores com a Padroeira do Brasil se estreitava a cada partida e o uniforme azul passou a ser cada vez mais querido entre os jogadores.

Até hoje muitos times de futebol deixam na Sala das Promessas do Santuário Nacional as camisas usadas nas partidas que resultaram em títulos nos campeonatos, o que ilustra as duas das paixões dos brasileiros: Nossa Senhora e o futebol.


fonte: a12.com


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>