Dia de Nossa Senhora Aparecida: confira a origem dessa data
No dia 12 de outubro, é celebrado o Dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. Conhecida por interceder...
A Basílica de Aparecida não é somente um símbolo imponente e inconfundível da fé católica. É, também, um local com curiosidades incríveis que você precisa conhecer. Principalmente, se está planejando a sua viagem ao local. Por falar nisso, já encontrou a melhor opção em hospedagem? O Hotel Santo Graal tem tudo o que você precisa para relaxar com máximo conforto durante o passeio. Clique AQUI, confira as opções de quartos, e continue a leitura do post para conhecer mais sobre o Santuário de Aparecida.
Como muitos brasileiros sabem, a cidade de Aparecida do Norte foi o local onde os pescadores encontraram a imagem de Nossa Senhora da Aparecida, a padroeira do Brasil. Logo, não poderia haver local mais indicado para construção de templo em sua homenagem.
A construção da Nova Basílica de Aparecida teve início em 1955. Porém, a primeira capela em homenagem à Santa foi erguida muita antes, no ano de 1745. Desde então, a cidade se tornou um importante ponto de encontro dos fiéis.
Inaugurada em 1888, a Basílica Velha está situada na parte mais alta da cidade. Do Santuário Novo até lá, o acesso é possível através da Passarela da Fé. O prédio antigo é em estilo barroco, o que também representa uma grande homenagem ao estilo.
Proclamada como padroeira do Brasil em 16 de julho de 1930, Nossa Senhora da Aparecida é um símbolo de fé para todos os brasileiros. E seu reconhecimento é mundial. Tanto é verdade que, em 1980, o Papa João Paulo II consagrou a Basílica Nova e outorgou o título de Basílica Menor ao templo.
Como todas as pessoas que visitam o local podem comprovar, a Basílica de Aparecida é realmente imponente. Seu tamanho é colossal. São 72 mil metros quadrados de construção e a cúpula tem uma altura máxima de 70 metros. Ao todo, foram utilizados nada mais, nada menos, que 25 milhões de tijolos. E ainda 257 mil telhas azuis. Somente a torre do relógio tem 18 andares.
Para garantir o funcionamento de todo o complexo, assim como receber com carinho e atenção todas as milhares de pessoas que visitam o local em datas especiais, o Santuário conta com 1800 funcionários e ainda 800 voluntários. Além destes, 33 missionários.
A Basílica Nova de Aparecida, assim como todo o Santuário e a cidade em si, são pontos muito relacionados ao dia 12 de outubro, o Dia da Nossa Senhora da Aparecida. Porém, uma curiosidade que pouca gente sabe, é que esta não é a data de maior visitação. O Dia de Finados é o dia mais cheio por lá.
Segundo dados oficiais do Santuário, o recorde de pessoas em um só dia ocorreu em 14 de novembro de 2010. Naquela data, 245 mil visitantes foram ao Santuário. Ainda no campo dos números, você sabia que após um fim de semana movimentado, cerca de 10 toneladas de parafina são retiradas do interior da Basílica? Tudo isso é reciclado.
Quem já foi ao Santuário conhece bem o Centro de Apoio ao Romeiro. Se você não sabe do que estamos falando, não tem problema: são 380 lojas que comercializam vários tipos de lembranças. No total, são 1749 sanitários, 245 bebedouros e 57 chuveiros.
Não é raro se surpreender com a quantidade de ônibus e carros estacionados no Santuário, principalmente em datas especiais. Bom, o que não falta ali é espaço: são 2,5 mil vagas para ônibus e 3 mil vagas para carros de passeio.
Parte do planejamento da sua viagem para conhecer a Basílica Nova de Aparecida passa por escolher a melhor hospedagem. Dentro desse cenário, o Hotel Santo Graal merece destaque e, principalmente, a sua atenção. São suítes disponíveis para você que não abre mão do conforto. O atendimento também é um capítulo à parte. Quer conhecer mais sobre o local? Clique aqui.