HOTEL
SANTO GRAAL
Aparecida | SP

1º Capela dedicada a Nossa Senhora Aparecida é tombada pelo Condephaat

O processo de restauração de qualquer imóvel tombado pelo Condephaat  (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico  e Turístico do Estado de São Paulo) exige um trabalho minucioso e delicado.

Pelo Brasil inteiro são muitos os imóveis  registrados como patrimônio histórico, e na cidade de Aparecida, interior do Estado de São Paulo, a Matriz Basílica foi tombada no dia 18 de abril de 1982. Para manter viva a arquitetura da Matriz Basílica, em 2005 teve início o processo de restauração com a divisão das etapas deste trabalho, pois como a Igreja é um  dos pontos de visitação da cidade e não pode se manter fechada por muito tempo. A decisão escolhida pela equipe responsável pela restauração foi a divisão dos trabalhos em módulos.

Segundo a restauradora, Cláudia Rangel,  atualmente a obra está  encerrando os últimos  retoques da nave central e das imagens do nicho.

Foi iniciado o trabalho de recuperação  das fachadas externas leste, oeste e sul.

Para Cláudia, são muitos os desafios no processo de restauração e muitas vezes as pessoas não compreendem a demora que este trabalho exige. “Não é chegar apenas  e realizar uma reforma  como qualquer outro bem e outro imóvel. Então, até para fazer qualquer tipo de intervenção, é preciso  planejar muito bem”, disse Cláudia.

Os devotos que vierem ao Santuário Nacional e visitarem a Matriz Basílica poderão  apreciar a arquitetura e os detalhes que já foram restaurados.

fonte: a12.com