HOTEL
SANTO GRAAL
Aparecida | SP

O católico deve ou não comemorar o carnaval?

Qual a verdadeira origem do carnaval? O início, o nome da festa, os personagens e muita história. A interferência da Igreja e o que diz o Evangelho.

Muitos se perguntam qual é a verdadeira origem do carnaval? Outros se questionam, por que o carnaval todo ano tem uma origem diferente? Essas perguntas serão respondidas na primeira reportagem da série ” Carnaval e os Cristãos”.

A liberdade para comer carne durante quatro dias seguidos, fez com que os católicos criassem um nome para tal festividade. A “Carnevale”, também conhecida como festa da carne era uma espécie de preparação para a chegada da quaresma. Período em que os critãos celebravam uma data importante dentro do calendário religioso.

Nos anos antes de Cristo, o carnaval era considerado um evento pagão. Com o advento do cristianismo, a festa passou a ser regida pelo calendário lunar. Até hoje o ano litúrgico, o mesmo utilizado pela Igreja católica, é que determina quando deve ser realizado o carnaval.

A representação das histórias bíblicas e o folclore brasileiro são sempre marcantes nos enredos escolhidos pelos blocos de embalo.

A criatividade das fantasias de outrora era aguçada, mas respeitava as tradições católicas. Era um carnaval que apreciava culturas mas que tinha limites. Um carnaval de boas recordações. Maria Lata d’agua figura importante no carnaval brasileiro fala um pouco desse carnaval que tinha cara de família.

E pode acreditar: o carnaval tem origem cristã.