HOTEL
SANTO GRAAL
Aparecida | SP

O que significa Sexta-Feira santa e o domingo de Páscoa, o por que do ovo??

A Sexta-feira Santa, ou Sexta-feira da Paixão, é a Sexta-feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos.

 

O Cristo crucificado, por Diego VelasquezSegundo a tradição cristã, a ressurreição de Cristo aconteceu no domingo seguinte ao dia 14 de Nisã, no calendário hebraico. A mesma tradição refere ser esse o terceiro dia desde a morte.

 

Assim, contando a partir do domingo, e sabendo que o costume judaico, tal como o romano, contava o primeiro e o último dia, chega-se à sexta-feira como dia da morte de Cristo.Sabendo que a Páscoa, no calendário gregoriano, pode cair entre 22 de Março e 25 de Abril, a Sexta-Feira Santa pode ter lugar em qualquer dia entre 20 de Março e 23 de Abril.

 

A sexta-feira santa foi a crucificação de Jesus e ao 3º dia resssuscitou, que é o domingo de páscoa, coelho quer dizer fertilidade…vida, a que o ´próprio Jesus nos deu através de sua morte e chocolate…comércio…mais nada! Comer peixe, é doutrina e nada mais dos católicos!Abraço e paz!Segundo a Bíblia, é de fato a única data cristã que deve ser comemorada. Foi logo depois da ceia que Yehoshua disse: “Celebrai isso em memoria de mim”.

 

As outras todas – como Natal, Quaresma, Domingo de Ramos, de Cinza e sei lá mais o que…. são invenção religiosa, comercialização da fé.Considerada uma das comemorações móveis mais populares do mundo, a Páscoa estabelece as datas de outras festas. Porém, saber o que determina o domingo de Páscoa não é tão simples quanto parece, pois a data, o marco da celebração, envolve diversos fatores, desde complexas fórmulas, antigos calendários católicos que passeiam por ciclos lunares, até a epopéia de Moisés.

 

A existência da vida está intimamente ligada ao ovo, que simboliza o nascimento. O pintinho, por exemplo, que está dentro do ovo da galinha chega à vida quebrando-o e, deste modo, sái de um “mundo” rumo a outro “mundo” muito melhor. Por este motivo, é costume usarmos ovos de chocolate na Páscoa. Aliás, as crianças (e os adultos também!!!) gostam muito te todos os tamanhos de ovos de chocolate, coelhinhos de chocolate, bombons sortidos etc.Mas por que se costuma comer peixe na Sexta-feira Santa? É apenas um costume, não é uma ordem de Cristo.

 

O fato de não se comer carne com sangue na Sexta-feira Santa quer demonstrar o respeito ao sangue derramado por Cristo em nosso favor. Aliado a isso está o fato do peixe ter sido dado por Cristo ao povo faminto.

Fonte(s):Em 325 d.C., o papa Gregório XIII definiu que a celebração aconteceria no primeiro domingo de lua cheia. “O domingo é o primeiro dia da semana e foi neste dia que Jesus Cristo ressuscitou, ganhou nova vida. Na quinta-feira, após a Santa Ceia, ele foi traído por Judas e morto no dia seguinte. Daí os termos Quinta-Feira Santa e Sexta-Feira da Paixão”, explica o padre Antônio Paulo Ferreira Castilho, que é professor de Filosofia da Universidade Católica de Santos (UniSantos).

 

Mas o coelho, no Antigo Egito, já representava a fertilidade, a vida nova, o nascimento. Inclusive, em noites de lua cheia, também na da Páscoa, é possível ver um coelho branco na face lunar – dizem que as pessoas apaixonadas o enxergam com mais facilidade. Na verdade, a imagem é resultado da formação geológica do satélite natural e nada tem a ver com o Coelhinho da Páscoa sexta-feira santa é o dia referente a martirização de Jesus Cristo que culminou na sua crucificação.

 

Domingo de Páscoa é o dia da ressurreição de Cristo onde se cumpriu a profecia que dizia “ELE ressuscitará no terceiro dia” é a maior festa cristã pois a vida venceu a morte. Os ovos de páscoa são uma simbologia da vida e o coelho significa fertilidade (mas não tem nada a ver com religião,e sim, com comércio). Comer peixe na sexta-feira santa vem da ceia que Cristo fez com seus discípulos antes de ser entregue aos soldados romanos “última ceia” é uma continuação da história pelos cristãos.