HOTEL
SANTO GRAAL
Aparecida | SP

Arcebispos argentinos participam de Celebração no Santuário e se impressionam com a participação do povo brasileiro

A Celebração Eucarística deste domingo (3), no Santuário Nacional de Aparecida, foi presidida pelo arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, e concelebrada pelos arcebispos de Corrientes e Gorja, cidades do nordeste da Argentina, Dom Andrés Stanovnik e Dom Ricardo José Billorlo, respectivamente.
Os arcebispos argentinos que estiveram em Aparecida em 2007, por ocasião da V Conferência Episcopal da América Latina e Caribe, vieram novamente para conhecer o trabalho pastoral do Santuário.
“Viemos para experimentar a pastoral deste Santuário, que realmente tem proporções importantes, e para partilhar a fé dos nossos povos, nossos irmãos, profundamente marianos”, disse Dom Andrés.
O pastor da Arquidiocese de Aparecida, Cardeal Dom Damasceno, complementou destacando o trabalho de evangelização do Santuário para todo o Brasil.
“Eles vieram para conhecer o trabalho pastoral do Santuário. E também para aprender desta experiência nossa para levar para suas Igrejas particulares na Argentina. Esta experiência grande nossa de acolher e evangelizar os romeiros que vêm aqui e aqueles que estão longe, mas que nós alcançamos também pelos meios de comunicação social”, disse o Cardeal.
Os arcebispos vieram acompanhados de diversos sacerdotes, diáconos e leigos das respectivas arquidioceses, e trouxeram uma Imagem de Nossa Senhora de Itati, a padroeira do nordeste argentino, à qual Dom Damasceno disse que ‘guardará com muito carinho’.
“Faz parte da caminhada da nossa fé. Nós como peregrinos do nordeste da Argentina não podemos vir aqui sem a Imagem da nossa Virgem, assim como vocês que quando fazem uma romaria levam consigo a Imagem de Nossa Senhora Aparecida. Também para nós a Imagem faz parte de nossa vida, por isso, partilhamos com nosso povo irmão do Brasil a fé mariana, que nos identifica como católicos, como Igreja”, ressaltou o arcebispo de Corrientes.
As impressões sobre o Santuário de Aparecida – Dom Andrés se mostrou impressionado com a participação e animação dos peregrinos que vêm ao Santuário Nacional.
“Para nós é sempre uma emoção ver a participação viva, com muito entusiasmo, da assembleia que participa na Liturgia. Realmente vocês têm aqui nesta Casa da nossa Mãe Aparecida, uma excelente Pastoral do romeiro, muito bem elaborada. Aqui é também uma escola. Nós aprendemos e levamos muitas iniciativas interessantes que têm aqui no Santuário de Aparecida para a nossa terra e para o nosso povo”, conclui ele.
fonte a12.com