HOTEL
SANTO GRAAL
Aparecida | SP

Sala das Promessas: Um altar de gratidão

O Santuário Nacional de Aparecida acolhe diariamente centenas de romeiros vindos de todas as partes do Brasil e também do exterior.

Durante a visita ao Santuário, os romeiros não deixam de ofertar, na também conhecida como Sala dos Milagres, peças em cera, velas, quadros, fotos, e outros objetos que representam a sua fé na Padroeira do Brasil.

Localizada no subsolo da Basílica, a Sala das Promessas recebe diariamente centenas de ex-votos, objetos que representam graças alcançadas pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida.

É crescente o número de visitas e oferta de objetos. As fotografias que cobrem todo o teto da Sala das Promessas são objetos que os devotos mais entregam no local. As fotos são trocadas a cada dois anos.

Recentemente o Santuário fez algumas melhorias na Sala das Promessas, sempre preocupado com o bom acolhimento dos devotos.

O Prefeito de Igreja do Santuário, padre Valdivino Guimarães, afirmou que a Sala das Promessas recebeu novas vitrines para que possam acolher os milhares de ex-votos que simbolizam pedidos e graças alcançadas por pessoas do mundo inteiro.

“Os visitantes que passam pela Sala das Promessas podem perceber as novas vitrines. Sabemos que aqui é um lugar muito especial onde temos a possibilidade de fazer contato com a fé do romeiro materializada, tornada objeto, ex voto”, afirmou.

O Missionário Redentorista, padre Júlio Brustoloni descreve em seu livro ‘História de Nossa Senhora Aparecida: A Imagem, o Santuário e as Romarias’, que a Sala dos ‘Milagres’ não é, nem pretende ser, um termo de significado rigorosamente teológico.

“Reflete apenas o modo de expressar do nosso povo, quando se refere à sala ou recinto, onde se conservam os assim chamados ex-votos, promessas, ‘milagres’. Nem tudo significa necessariamente ou é um milagre, mas há milagres verdadeiros”, descreve o padre no livro.

Os objetos lembram o momento e a graça alcançada por intercessão de Nossa Senhora Aparecida. Todos são expressão de alguma graça tanto na ordem temporal como na espiritual.

Ainda segundo padre Júlio, a Sala das Promessas não teve apenas diversos nomes: ‘Casa dos Milagres’, ‘Quarto dos Milagres’; ocupou ainda muitos lugares no Santuário.

Como consta em documentos, os ex-votos já eram depositados no altar da primitiva Capelinha do Itaguassu. A maioria deles tinha relação com o milagre das velas e, por isso, se ofertavam velas e lâmpadas ou óleo necessário para mantê-las acessas.

A devota Maria Auxiliadora de Souza da cidade de Bragança Paulista (SP) emocionou-se ao entregar na Sala das Promessas a foto do neto de 5 anos.

“Minha família foi agraciada com um milagre em nossas vidas. Tivemos uma graça alcançada por intercessão da Mãe Aparecida e ao entrar aqui e ver tantos objetos fiquei emocionada imaginando como Nossa Senhora Aparecida olha por cada um de seus filhos”, afirmou.

A Sala das Promessas é também um local de expressão da devoção mariana do visitante e o que há de mais valioso são os gestos do peregrino, pois traduzem melhor seus sentimentos de fé.

Em seu livro, padre Júlio descreve que nos gestos do cristão na Sala das Promessas, tornam-se mais efetiva sua caridade, seu sentido de Igreja, significando e realizando no íntimo de cada uma misteriosa experiência de Deus.