Black Friday Santo Graal: confira nossas incríveis promoções!
A Black Friday chegou ao Hotel Santo Graal! Esta é a oportunidade perfeita para reservar sua hospedagem em nosso hotel...
No Seminário Bom Jesus em Aparecida (SP), o Cardeal Arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Raymundo Damasceno Assis, e o bispo auxiliar de Aparecida, Dom Darci José Nicioli, receberam a imprensa para a última entrevista coletiva do ano. Na pauta dos bispos, o balanço da atuação pastoral da Arquidiocese de Aparecida e da Igreja presente no Brasil em 2013, e algumas perspectivas pastorais para 2014. Durante a coletiva, o cardeal anunciou em primeira mão a canonização do beato espanhol, José de Anchieta, Apóstolo do Brasil.
O primeiro tema destacado por Dom Raymundo foi a primeira Exortação Apostólica do Papa Francisco, a ‘Evangelii gaudium’.
“Uma exortação tem caráter pastoral. É um apelo ou chamado à alguma coisa. O Papa está apelando em sua primeira Exortação para que a Igreja realize a sua missão evangelizadora e que leve o Evangelho a todos os povos com alegria e generosidade. [Neste documento] ele faz várias considerações, diria, audaciosas”, pontuou Dom Raymundo.
O Cardeal conclui sua análise lembrando que o Santo Padre desejou propor uma avaliação para a Igreja sobre como ela está realizando a sua missão evangelizadora e “se está sendo missionária” em todas as suas estruturas. “A Igreja está a serviço da missão. A Igreja é para o mundo e o mundo para a Igreja”, frisou.
Sobre a celebração do Dia Mundial da Paz, que é comemorado pela Igreja no dia 1º de janeiro, o Cardeal considerou o tema escolhido pelo Papa Francisco:
“Os papas, por ocasião do Dia Mundial da Paz, enviam uma mensagem a toda a Igreja e a todas as pessoas de boa vontade. O título da mensagem deste ano ‘Fraternidade, fundamento e caminho para a paz’ [é um tema] muito interessante, porque a paz realmente só pode ter início e começar na medida em que vemos no outro um irmão”.
“O amor fraterno ensinado por Jesus e recordado em cada Natal precisa encontrar espaço no coração do homem. Somente a sua prática nos levará a concretizar o fraterno gesto de servir os irmãos, como recomenda o Evangelho”, completou.
Dom Raymundo assinalou alguns acontecimentos que foram destaque na Arquidiocese de Aparecida, entre eles, a instalação da imagem de Frei Galvão no Santuário Arquidiocesano dedicado a ele, o que gerou comoção nos devotos do santo.
A canonização do beato jesuíta José de Anchieta foi o assunto de maior destaque da entrevista. Depois do recente pedido da CNBB à Santa Sé pela canonização do beato, a entidade aguardava um parecer.
Dom Damasceno explicou que, além da entidade brasileira, outras também manifestaram ao Papa Francisco o desejo pela canonização de José de Anchieta. Ele comentou como recebeu a notícia da canonização do Apostólo do Brasil:
“Eu tive a honra e a alegria de receber um telefonema pessoal do Santo Padre para dizer que acolhia positivamente esse pedido”, e continuou: “Esta notícia é para nós motivo de grande alegria e de gratidão ao Papa”.
A discussão sobre o tráfico humano, que está na pauta da Igreja para o ano de 2014, foi assinalada por Dom Raymundo como uma ocasião para “despertar a sensibilidade das pessoas” e da sociedade sobre o assunto.
Por fim, o cardeal falou sobre a expectiva da Igreja sobre o Sínodo dos Bispos de 2014 que irá tratar questões sobre a família.
Dom Damasceno lembrou o envio do questionário enviado pela Santa Sé para todas as dioceses com diversas perguntas relacionadas com a família, e explicou que “o Papa e os bispos querem conhecer a realidade da família, para encontrar uma resposta à luz do Evangelho e de documentos da Igreja para situações concretas que estamos vivendo no mundo de hoje (…). A Igreja não pode fechar os olhos sobre essas realidades”.
Dom Darci Nicioli, em suas palavras, destacou o crescimento dos visitantes ao Santuário de Frei Galvão e ao Santuário Nacional.
O bispo auxiliar destacou que, no ano de 2013, o Santuário Nacional de Aparecida obteve um crescimento em torno de dois por cento no aumento de peregrinos até o dia 15 de dezembro. Com isso, estima-se um coeficiente de cerca de 400 mil romeiros a mais em relação ao ano de 2012. De acordo com o bispo, o aumento está relacionado ao trabalho de acolhimento realizado pelo Santuário e pela cidade, e também pela divulgação dos diversos veículos de comunicação, especialmente os de orientação católica.
Ao final da coletiva, Dom Damasceno entregou para cada jornalista a mensagem para o Dia Mundial da Paz e um cartão de felicitações para o Natal.