HOTEL
SANTO GRAAL
Aparecida | SP

Em Aparecida do norte, Congresso discute formação presbiteral da Igreja no Brasil

A Organização dos Seminários e Institutos do Brasil – OSIB, promove seu primeiro congresso em Aparecida (SP).

A atividade teve início nesta segunda-feira  no Seminário Santo Afonso, onde os congressistas debatem o tema ‘Luzes e Esperanças no processo formativo da Igreja no Brasil’.

O congresso da OSIB reúne leigos, presbíteros, bispos, representantes das novas comunidades de vidas de alguns movimentos e representantes dos organismos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB.

A necessidade de trabalhar com mais intensidade as vocações sacerdotais e religiosas está em pauta no encontro, que se encerra no dia 21.

Segundo o presidente nacional da OSIB, padre Paulo Bosi Dal’Bó, o congresso celebra as novas diretrizes da formação presbiteral da Igreja no Brasil que foram aprovadas pela Santa Sé e estimula uma harmonia na linguagem formativa de seminários em nível de Brasil.

“É um momento especial para as pessoas envolvidas no processo formativo: leigos, presbíteros, bispos, e toda a comunidade católica, se empenharem no estudo, aprofundamento e dedicação máxima a este rico documento para a Igreja. Precisamos agora unir forças no processo de conscientização e conquista de novas vocações”, disse o padre.

De acordo com padre Paulo, o intuito é somar forças para fazer um bom trabalho de base na formação dos futuros presbíteros da Igreja, mas respeitando as particularidades de cada diocese.

Segundo ele, o congresso vem para despertar a Igreja Católica para a necessidade de investir cada vez mais no processo vocacional e que este trabalho reflete diretamente na conquista das novas vocações.

“Precisamos agora unir forças no processo de conscientização e conquista de novas vocações. Esperamos que a linguagem no processo de formação ajude neste chamado. Que nossos jovens possam responder ao chamado de Deus”, concluiu.

fonte a12.com