HOTEL
SANTO GRAAL
Aparecida | SP

Arquidiocese de Juiz de Fora conta com serviço de Diaconia Hospitalar

O Hospital Ana Néry recebe semanalmente a visita de um grupo de leigos da Diaconia Hospitalar e dos Enfermos da Arquidiocese de Juiz de Fora (MG).

O hospital trata de pacientes psiquiátricos e em processo de reabilitação. Os 34 agentes, na maioria mulheres, levam uma mensagem de conforto e esperança para aqueles que vivenciam um momento dificil com a enfermidade. 

Sempre às terças-feiras, visitam cerca de 300 enfermos hospitalizados e de quinze em quinze dias, padres da Forania de Santa Teresinha celebram uma missa na capela do hospital.

A oração, a palavra de conforto, o carinho e o abraço fazem toda a diferença no trabalho missionário.

A coordenação do trabalho é realizada por dois diáconos da arquidiocese, Clesson Francisco Millen, médico psiquiatra e Marcio Soares, técnico em enfermagem.

Diácono Márcio Soares, que é vice-coordenador arquidiocesano da Diaconia, conta que a proposta do trabalho no hospital tem demonstrado ser um trabalho eficaz e contabilizado diversos frutos.

“O trabalho da Diaconia vem trazendo muita transformação no ambiente hospitalar. Esses missionários são ouvintes, escutam as angústias e sempre tem uma palavra de carinho e esperança. O trabalho tem dado muitos frutos a ponto de ter mudado a fisionomia do hospital”.

Diácono Marcio explica que os agentes passam por uma formação consistente para realizar as visitas na realidade hospitalar. Ele também esclarece que a proposta tem uma perspectiva ecumênica.

O Hospital Ana Néry recebe a visita da Diaconia há apenas um ano e um novo trabalho já está sendo realizado no Hospital João Penido há três meses por 40 agentes.

O projeto da Diaconia Hospitalar e dos Enfermos está sendo levado para outras cidades da arquidiocese. Os diáconos já visitaram as cidades de Santos Dumont, São João Nepomuceno, Bicas, Coronel Pacheco e Rio Novo.