HOTEL
SANTO GRAAL
Aparecida | SP

Arquidiocese lança a campanha da Fraternidade 2011

A Arquidiocese de Aparecida lançou oficialmente nesta a Campanha da Fraternidade 2011, cujo tema é Fraternidade e Vida no Planeta e o lema “A criação geme em dores de parto”. O evento foi realizado no auditório do Colégio do Carmo, em Guaratinguetá.
O lançamento contou com as presenças do Cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis; Padre Matusalém Gonçalves dos Santos, coordenador de Pastoral da arquidiocese; Padre Ismael Ribeiro Barbosa, assessor da CF na arquidiocese, o casal Tadeu e Regina, coordenadores da CF na arquidiocese.
Também estiveram presentes padres, religiosos e religiosas, representantes de pastorais e movimentos das paróquias, além da comunidade.
O evento foi aberto com uma expressão corporal das alunas do Colégio do Carmo sobre o tema da campanha desse ano. Em seguida, Dom Damasceno falou sobre a importância da campanha e do tempo forte da Quaresma.
Dom Damasceno convidou a todos a dar exemplos concretos e simples para ajudar a preservar o planeta em que vivemos, como a redução no uso de sacos plásticos e a reciclagem.
A palestrante da noite foi a jornalista ambiental Priscila Siqueira, da Diocese de Caraguatatuba. Ela abordou o tema central da campanha, salientando as ações do homem que ajudam a colocar o planeta em risco. Ela lembrou que o ser humano precisa de três As para sobreviver: Ar, Água e Alimento e para que eles continuem existindo é preciso ajudar a preservar.
Em seguida, o Padre Ismael, assessor da CF, explicou sobre a Coletada da Solidariedade, realizada no Domingo de Ramos, no dia 17 de abril. Ele informou que o dinheiro dessa coleta vai ser utilizado pela CNBB em projetos sociais que ajudam a preservar o planeta.
O Professor Fernando Celso Ananias fez uma exposição sobre os projetos ambientais desenvolvidos atualmente na Escola de especialistas de Aeronáutica em Guaratinguetá e como alguns deles ajudam a comunidade.
O evento terminou com a benção dada por Dom Damasceno e os sacerdotes presentes.