HOTEL
SANTO GRAAL
Aparecida | SP

Capela do Batismo: Espaço inaugurado há 2 anos possui obras que trazem simbologia da vida e Ressurreição de Jesus

Fiéis de todo o Brasil buscam os Sacramentos noSantuário Nacional de Aparecida.

Para o Sacramento do Batismo, a Casa de Nossa Senhora Aparecida possui um espaço especial: a Capela do Batismo. O espaço foi inaugurado nos dias 14 e 15 de agosto de 2010, em uma solene cerimônia que contou com a presença maciça da Família chinesa Sieh, que doou o acabamento estrutural e artístico da Capela.

O Batistério conta com fonte batismal, Altar dos Santos Óleos e uma bela decoração com painéis do artista sacro Cláudio Pastro.

Dentro da Capela, além das belíssimas obras de arte do artista sacro Cláudio Pastro, que trazem toda a simbologia do Mistério da vida e Ressurreição de Jesus Cristo, uma fonte jorrará água potável, que poderá ser levada por todos aqueles desejem compartilhar o conteúdo com sua família.

Segundo o artista plástico e autor do projeto, Cláudio Pastro as obras do local têm significado profundo.

“Cada pedra, cada cor, cada obra de arte corresponde a presença do nosso Deus que se encarna em nós, e a grandiosidade do material deste batistério é para dizer que o nosso batismo é grandioso e nos torna nobres”, afirmou.

Construção – A obra foi iniciada em 14 de outubro de 2009 e fica localizada à esquerda da Tribuna Papa Bento XVI, na Nave Sul da Basílica.

O espaço de 140 metros quadrados é uma extensão da arquitetura do Santuário, idêntico à Capela da Ressurreição, onde estão depositados os restos mortais dos bispos que foram os pastores da Arquidiocese de Aparecida.

Uma delas é o piso, que simboliza dois movimentos: a água em movimento (ação do Espírito que dá vida nesse local) e sai da Fonte-Túmulo para fertilizar os quatro cantos da Terra e também os raios de luz do Sol.

Simboliza que a pessoa batizada neste local, torna-se iluminada por Aquele que é a luz do mundo.

Há uma ligação com piso da Basílica e sua simbologia.

Fé e doação – A família chinesa Sieh foi quem fez a doação do acabamento estrutural e artístico da Capela do Batismo. Imigrantes do Brasil na década de 30 e católicos convertidos, a família foi representante da Santa Sé junto ao Governo brasileiro.

A doação foi um gesto concreto de agradecimento à Mãe Aparecida, em cumprimento a uma promessa feita pela matriarca, a Sra. Maria Sieh, falecida no início de 2009.

Todas as obras da Casa da Mãe Aparecida, sejam de construção, acolhimento, social ou evangelização e também a sua manutenção são possíveis graças à generosidade da Campanha dos Devotos que, como a família Sieh, colaboram com a missão do Santuário.