HOTEL
SANTO GRAAL
Aparecida | SP

Circuito de Visitação à cúpula da Basílica de Aparecida

A visita à cúpula da Basílica de Aparecida é uma experiência única para fiéis católicos e turistas interessados em história. Partindo da Torre Brasília em Aparecida, o passeio dá aos visitantes a oportunidade de ver de perto a incrível estrutura da cúpula. Assim, é possível desfrutar de vistas panorâmicas impressionantes. 

Quem quer conhecer o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, não pode deixar a Torre Brasília em Aparecida e a cúpula de fora do roteiro. Por isso mesmo, nesse texto vamos te mostrar curiosidades que tornam esses locais pontos tão especiais do circuito de visitação.

Torre Brasília em Aparecida: o ponto mais alto da Basílica

Com 109 metros de altura, a Torre Brasília em Aparecida é o ponto mais alto do Santuário Nacional. Do alto de seus dezesseis andares, é possível contemplar a vista deslumbrante do Rio Paraíba. Lá a imagem de Nossa Senhora foi encontrada.

Ela também é um local de grande significado histórico. Em 1958, Juscelino Kubitschek foi à Basílica para comemorar o próprio aniversário. Na época, ele era amigo do cardeal Dom Carmelo, que pediu a colaboração do então presidente na construção. 

Kubitschek doou a estrutura metálica do prédio, que foi inaugurado em 11 de janeiro de 1961. No dia, foi revelada a placa com o nome Torre Brasília, que foi assim batizada em homenagem ao ex-presidente. 

Hoje, a Torre Brasília abriga os setores administrativos da igreja, um museu, e no 18º andar um mirante com uma vista de 360º. Além disso, a estrutura é a primeira parada no circuito completo da visita à cúpula da Basílica de Aparecida. 

A simbologia da cúpula de Aparecida  

A visita à cúpula de Aparecida é um dos momentos mais esperados pelos fiéis e turistas que vão até a basílica. E não é por menos. O local, reinaugurado em 2017 com um novo revestimento, é de fato, uma experiência muito especial. Assim sendo, veja algumas curiosidades que fazem a visita à cúpula de Aparecida ser inesquecível. 

  • Toda a arte mostrada na cúpula tem um significado. Por exemplo, sob o Altar Central há uma pintura da Árvore da Vida, a representação do centro da fé dos cristãos, que é Jesus;
  • Ali também é possível ver aves voando próximo aos galhos, que é uma alusão à parábola do grão de mostarda. Esta se torna a grande árvore onde os pássaros se aninham;
  • No centro da árvore, está o pássaro que corresponde ao Espírito de Deus;
  • Nos quatro pilares que sustentam cúpula estão representadas a fauna, a flora e as etapas da vida humana;
  • No total, 42 pássaros de 12 espécies diferentes da fauna brasileira estão pintados no local. Essa diversidade tem como objetivo representar todos os peregrinos que visitam o Santuário Nacional e ali encontram um refúgio.

No espaço, há uma série de 52 painéis. Estes explicam detalhadamente a simbologia de toda a obra que reveste as paredes e o teto da cúpula. 

Os visitantes também têm a oportunidade de apreciar a exposição dos 300 anos. Ela destaca os principais detalhes das celebrações especiais que marcaram o tricentenário do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba do Sul.

A visita ao Santuário Nacional cheios de significado. Desde a Torre Brasília em Aparecida até a cúpula, cada canto proporciona uma experiência espiritual única.  

Se quer visitar Aparecida do Norte, considere se hospedar no Hotel Santo Graal. Temos uma localização privilegiada, bem em frente à Basílica, assim você pode aproveitar os seus dias na cidade com mais conforto e praticidade. 

Entre em contato conosco hoje mesmo e faça sua reserva. Estamos disponíveis 24h para atendimento!