HOTEL
SANTO GRAAL
Aparecida | SP

CNBB reflete sobre manifestações públicas

Na reunião do Conselho Permanente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), que teve início nesta quarta-feira (19), os bispos informaram que incluíram na pauta de reflexões os protestos que estão sendo realizados pelos brasileiros em várias cidades do país. Até sexta-feira (21), o Conselho vai realizar uma análise da atual conjuntura política e econômica do Brasil e do mundo, com o apoio de um grupo de especialistas e com a participação da assessoria de Política da CNBB.

Na perspectiva dos movimentos sociais fez-se uma leitura das manifestações ocorridas em várias metrópoles brasileiras, com destaque para São Paulo: “Elas querem denunciar a falência do sistema de transportes urbanos e se mostram contrárias ao aumento das tarifas. Condena, igualmente, a truculência da polícia na repressão dos ativistas, que se apresentam como novos atores na arena social brasileira. Faz-se menção também à repressão às manifestações do movimento ‘Copa para quem?’, nos jogos de abertura da Copa das Confederações”.

Entre os demais assuntos de âmbito nacional a serem debatidos estão a questão indígena, reforma tributária, a criação do ‘Comitê em Defesa dos Territórios frente à Mineração’ e a minirreforma eleitoral.

Como é de costume no serviço que essa comissão presta aos bispos, foram apresentados, ainda, os fatos mais relevantes da conjuntura mundial com especial acento àqueles que ocorrem na América Latina e Caribe. As perspectivas sombrias acerca da situação econômica e o alto nível de desemprego em países da União Europeia abriram essa análise internacional.

A análise de conjuntura apresentada aos bispos costuma ser publicada, na íntegra, no site da CNBB depois da reflexão do Conselho Permanente, mas não se trata de documento oficial da CNBB e a análise não é posição oficial da Igreja. Durante a reunião, o Conselho ainda vai considerar a possibilidade de elaborar e publicar uma Nota Oficial a respeito do momento atual brasileiro.