Quais foram os milagres de Nossa Senhora Aparecida?
Os milagres de Nossa Senhora Aparecida são conhecidos no mundo todo e fortalecem a fé de milhões de pessoas. Afinal,...
Foto: Gustavo Cabral
Neste ano jubilar, Nossa Senhora não é coroada como Rainha e Padroeira do Brasil apenas no dia 12 de outubro, pois, no dia 12 de cada mês, o Santuário Nacional realiza a Cerimônia de Coroação de Nossa Senhora, preparando os devotos para a grande festa no mês de outubro. Cada cerimônia tem uma temática responsável por contar a história da devoção a Nossa Senhora Aparecida, através dos tempos.
Iniciada em janeiro, com transmissão ao vivo pela TV Aparecida, às 10h, com reprise às 19h, a Coroação é parte das comemorações dos 300 anos do encontro da Imagem de Aparecida, em que o Santuário Nacional está realizando durante o jubileu, diversas atividades especiais para celebrar esse momento de graça. A Coroação da Santa, momento sublime da cerimônia, é feita por atores e bailarinos do Santuário Nacional, que ao som da canção Perfeito é quem te criou (Te coroamos), imortalizada pelo grupo Vida Reluz, coroam a Mãe de Deus e nossa mãe como Rainha e Padroeira do Brasil, simbolizando a devoção de milhões de devotos brasileiros pela Mãe Aparecida.
“A cerimônia de Coroação é consequência de uma cerimônia que foi realizada até dezembro do ano passado, que era a Benção do Manto, que era feita numa capela reservada do Santuário Nacional, restrita a poucas pessoas pelo tamanho do local. E por estarmos em pleno ano jubilar, achamos por bem que deveríamos fazer uma cerimônia maior, no Altar Central do Santuário, para que mais pessoas pudessem participar dela”, disse padre João Batista de Almeida, reitor do Santuário Nacional de Aparecida.
Outro ponto marcante da cerimônia é a inserção de porções de terra de cada estado brasileiro na nova coroa da Padroeira, que será colocada na Imagem de Nossa Senhora no dia 11 de outubro, data que será inaugurada a grande coroa sobre o Altar Central do Santuário, a Cúpula. A cada coroação, três estados brasileiros, tem suas porções de terras depositadas na coroa, de modo que, de janeiro a setembro, todos os 26 estados e o distrito federal estarão representados. As terras de cada Estado foram coletadas nas visitas jubilares da Imagem Peregrina de Nossa Senhora, que está visitando diversas capitais brasileiras entre outras cidades neste ano jubilar.
“Foi escolhida a Coroação como cerimônia mensal, pois, um dos elementos que estamos evidenciando neste jubileu é a coroa, que para essa festividade foi confeccionada uma nova, para coroarmos novamente Aparecida como Rainha e Padroeira do Brasil, como foi feito primeiramente em 1904”, disse o reitor.
A nova coroa, feita através da parceria do Santuário Nacional com a joalheria H. Stern, pesa 300 gramas, cujo ouro foi cedido pelos devotos, através de doação de joias, onde as mesmas foram derretidas para a empresa confeccionar a coroa.
Os milagres de Nossa Senhora Aparecida são conhecidos no mundo todo e fortalecem a fé de milhões de pessoas. Afinal,...
A seguir vamos apresentar a história e as origens cristãs da páscoa. Entenda o seu significado completo e veja...
A Capela da Ressurreição foi inaugurada em 2007 no Santuário de Aparecida. Desde então, este é um local de...
Reunimo-nos com todos os santos, neste dia, para exaltar a Santa Cruz, que é fonte de santidade e símbolo revelador...
Fique sempre informado com nossa newsletter! Cadastre-se!