Como o turismo religioso transformou Aparecida do Norte
Ao longo dos anos, Aparecida do Norte cresceu e se fortaleceu como cidade. Nesse sentido, seu pilar principal é a fé...
No dia 12 de outubro, é celebrado o Dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. Conhecida por interceder por aqueles que passam por momentos de aflição, esta santa é, para os cristãos católicos, um modelo de fé.
Muitos brasileiros têm imagens da santa em suas casas, para a qual fazem pedidos, orações e agradecimentos pelas graças alcançadas. Então, faz sentido que exista um dia para homenageá-la.
Mas você sabe qual é a origem desse feriado? Aqui, vamos explicar o surgimento do Dia de Nossa Senhora Aparecida no Brasil. Acompanhe o texto para conhecer esta história fascinante.
Senhora Aparecida, Virgem Maria ou simplesmente Maria, é a mãe de Jesus Cristo. Nascida em Nazaré, uma cidade em Israel, a jovem judia deu à luz ao filho de Deus aos 15 anos, conforme as escrituras da Bíblia.
Na época, Maria estava prometida a José, um carpinteiro da cidade, com quem, se casou. Juntos, eles se tornaram os pais terrenos do menino Jesus Cristo, fundador do cristianismo.
Sua pureza e devoção a Deus fizeram de Maria um exemplo a ser admirado e seguido pelos fiéis. Ao longo do tempo, ela foi associada a múltiplas denominações além de Nossa Senhora Aparecida. A lista de títulos inclui:
Nossa Senhora Aparecida é considerada padroeira do país. Afinal, sua imagem encontrada no Rio Paraíba do Sul, em São Paulo, não se assemelha a nenhuma outra no mundo.
A estátua, descoberta por pescadores em 1717, emergiu das águas e é caracterizada por sua representação de uma mulher negra. Esse detalhe, somado à sua história de milagres, aumentou o carinho dos brasileiros pela santa. E assim, a tornou uma figura popular em todo o Brasil.
Por ser tão distinta de outras imagens, foi consagrada como símbolo nacional e um dos maiores símbolos religiosos do país. Em 16 de julho de 1930, Nossa Senhora Aparecida se tornou nossa padroeira por decreto assinado pelo Papa Pio XI.
O Dia de Nossa Senhora Aparecida é considerado feriado nacional desde 1980, segundo a lei oficializada pelo presidente João Batista Figueiredo. Mas, diferente do que se acredita, 12 de outubro não foi o dia da descoberta da imagem no Rio.
Na verdade, a data escolhida para representá-la foi decidida durante a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 1953.
De acordo com os relatos históricos, a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada na segunda quinzena de outubro de 1717. Então, ela não poderia ter sido achada no dia 12. Porém, o dia teria sido definido por ter outros significados simbólicos.
Em 12 de outubro de 1492, os espanhóis pisaram pela primeira vez no continente americano. E, no mesmo dia, mas em 1822, Dom Pedro I se tornou imperador do Brasil.
Em todo o Brasil, ocorrem celebrações em homenagem ao Dia de Nossa Senhora Aparecida. No Santuário Nacional de Aparecida, em especial, a Festa da Padroeira é um grande evento que começa no início de outubro e vai até o dia 12.
A comemoração, de modo geral, é iniciada com a tradicional novena na Basílica. Depois, ela é seguida por atividades e atrações como: passeio ciclístico, shows gratuitos de artistas nacionalmente conhecidos, procissão solene e show pirotécnico.
Se você quer participar pessoalmente desta grande festa, conheça também a estrutura oferecida pelo Hotel Santo Graal. Estamos localizados em frente à Basílica, assim, você terá a melhor vista de toda a celebração! Entre em contato conosco!
Ao longo dos anos, Aparecida do Norte cresceu e se fortaleceu como cidade. Nesse sentido, seu pilar principal é a fé...
Hoje vamos conhecer 5 incríveis atrações em Aparecida para você aproveitar as férias de julho com sua família e...
Aparecida do Norte é uma das cidades mais procuradas por quem deseja fazer turismo religioso. E isso não é por...
A visita à cúpula da Basílica de Aparecida é uma experiência única para fiéis católicos e turistas interessados...
Fique sempre informado com nossa newsletter! Cadastre-se!