HOTEL
SANTO GRAAL
Aparecida | SP

Dia dos pais: ‘Ser pai é… Amar, proteger, educar, dar a vida e viver’

Neste domingo (12) comemora-se o ‘Dia dos Pais’ no Brasil a data é lembrada sempre no segundo domingo de agosto.

O papel do pai hoje mudou muito na visão social, já que anteriormente a percepção de pai era o chefe de família, rígido e sério e até mesmo distante dos filhos.

Hoje em dia o relacionamento entre pais e filhos é bem diferente, os pais são mais próximos dos filhos e até ajudam a mães com os cuidados com as crianças. Muitos pais são verdadeiros amigos dos filhos.

Segundo a psicóloga Lucia Helena Maranhão Veloso Brandão o homem ao se tornar pai com o peso da responsabiliza pode até deixa-lo mais sério, mas isso não o afasta do filho e sim aproxima.

“Ser pai é amadurecer, o homem toma um novo caminho na questão responsabilidade, é estar presente no dia a dia, e não apenas nas festinhas, é ser inteiro no emocional é dar prioridades ao novo. A nova vida de pai hoje em dia, sendo ele mais novo ou mais maduro, é uma relação de cumplicidade no qual divide emoções e tarefas com a mãe” explana.

Para Pedro Paulo dos Santos Junior, pai de uma casal de filhos, Maria Eduarda de 9 anos e João Pedro de 10 meses, ser pai é mais que a presença é dar a vida. “Ser pai é amar, proteger, educar, dar a vida e viver”, afirma.

Muitas pessoas hoje lembrarão também dos pais já falecidos, Pedro Paulo é um deles, mas em lembrança vai prestigiar a data pela sua união com os filhos. “Nesse dia dos pais vou comemorar a união com meus filhos, ser presente para eles, hoje infelizmente não tenho mais esta dádiva de estar com meu pai”, conta.