HOTEL
SANTO GRAAL
Aparecida | SP

Dicas para quem vai viajar pela primeira vez de avião

Você nunca viajou de avião e é a sua primeira vez? Você não sabe o que é check-in? ( nada de chequin, chekim ou chequim, isso pra mim é cheque pequeno). Não sabe onde deixar as malar e onde pegar as malas? Então veja essas dicas para você não pagar mico no seu primeiro vôo!
Com o Brasil crescendo e as passagens cada vez mais facilitadas, milhões de brasileiros estão realizando o sonho de voar pela primeira vez. E com a novidade vem o medo de pagar mico. Afinal, os procedimentos para embarcar num avião são bem diferentes do embarque num ônibus partindo da rodoviária. Porém são bem simples, basta seguir nossas dicas e ter uma boa viagem.
1. Se o seu vôo é para alguma cidade dentro do Brasil, esse vôo é chamado de Doméstico. Se o vôo é para alguma cidade do exterior, é chamado de Internacional.
2. Sabendo disso, agora você irá entender melhor o que é Embarque Doméstico e Embarque Internacional. Se o seu vôo é para cidades brasileiras, seu embarque é doméstico. Se for para o exterior, o embarque é internacional.
3. Apesar de perto e de não ser exigido o passaporte, Buenos Aires, cidades da Argentina, Paraguai, Chile, Bolívia, Colômbia, Venezuela e todos os países que fazem fronteira com o Brasil ou que são da América do Sul são considerados vôos internacionais.
4. Programe-se para embarcar. Aviâo é como trem, ele não irá esperar você por conta do seu atraso. Em vôos domésticos, chegue no aeroporto com 1 hora de antecedência. Em vôos internacionais, chegue com 2 horas de antecedência. Essa diferença se dá pois o embarque internacional exige apresentação de passaporte e passagem pelo guichê da polícia federal, levando um pouquinho mais de tempo para chegar no avião.
5. Ao chegar no aeroporto você deverá realizar o tal “Check-in”. O processo do Check-in se dá da seguinte maneira: vá até o guichê/balcão da companhia aérea que você escolheu para viajar. Esses balcões normalmente ficam de frente para a entrada e possuem esteiras do lado de cada balcão. Não confunda com os guichês de vendas de passagens. Normalmente na frente desses balcões encontramos filas às vezes bem grandinhas. Pegue a fila e aguarde.
6. Ao ser chamado pela atendente, dirija-se ao balcão com sua mala. para sua segurança, imprima a passagem que você comprou pela internet. Apesar de não ser obrigatório apresentar nenhum ticket ou impressão, isso facilita a vida da atendente já que lá tem o número da passagem (chamado também de “localizador”) e serve como comprovação sua em caso de alguma remarcação de assento, mudança de número e horário de vôo modificado pela companhia sem o seu prévio conhecimento. Com essa passagem em mãos dá pra reclamar e exigir que os dados ali contidos sejam cumpridos.
7. É obrigatório um documento de identificação, de preferência RG ou CNH de cada passageiro. Apresente ao atendente.
8. No caso de vôos internacionais para países do Mercosul (Argentina, Chile, Paraguai, Colômbia, etc) não é necessário a apresentação do passaporte. Para os demais países, é obrigatório a apresentação do passaporte.
9. Algumas companhias, sobretudo as internacionais, pedem como identificador do passageiro a apresentação do cartão de crédito que você utilizou para comprar as passagens. Fique atento. Caso você tenha recebido um novo cartão no período entre a compra da passagem e o embarque, não descarte o cartão antigo, pois será necessário para apresentar ao atendente na hora do check-in.
10. Em determinado momento o atendente irá pedir para colocar sua mala na esteira. Será nessa hora que sua mala será pesada. Note no balcão um visor digital. Ali mostrará quantos quilos tem sua mala. Cada companhia permite um determinado número de malas e quilos que pode ser levado por passageiro sem cobrança extra de bagagem. No caso da TAM e AZUL, você pode levar gratuitamente uma mala com até 23kg. No caso da GOL, é permitido duas malas, cujo peso total dê 23kg. Atenção, fique atento, não são duas malas com 23kg. Se uma das malas tiver 23kg, você não poderá embarcar outra sem pagar excesso de bagagem. Agora, se você tiver uma mala com 10kg e outra com 13kg, poderá embarcar as duas sem pagar nenhum excesso. O valor do excesso é caro e varia de empresa para empresa. Na TAM por exemplo cada quilo excedente corresponde a 0,5% do valor da passagem. Consulte sua empresa aérea.
11. Caso o peso da mala exceda a quantidade gratuita, será calculado na hora o valor em dinheiro que deverá ser pago ali mesmo, em dinheiro ou cartão. Caso você queira esvaziar a mala para levar com você no avião, você pode fazer isso sem problemas. Normalmente são 7 a 10kg de bagagem de mão, dependendo de cada empresa aérea.
12. Após pesar a mala, a atendente irá imprimir um adesivo contendo o número do passageiro, do vôo e em letras grandes o aeroporto de destino. Por exemplo, se você estiver indo para Fortaleza, constará no adesivo, bem grande, as letras “FOR”. Depois de grudado o adesivo, a mala segue na esteira até entrar num túnel, tendo como o destino final o bagageiro do avião.
13. A atendente então irá imprimir um ticket amarelo bem grande. Nesse ticket consta os dados do vôo, o portão de embarque, o número do seu assento, um código de barras e uma outra parte que será destacado antes de entrar no avião. Em caso de conexão, a atendente irá imprimir também os tickets de cada novo embarque. Guarde tudo com muito cuidado e jamais perca. Mantenha todos os papeizinhos com você até o final da viagem.
14. Pronto, você realizou o tal “Check-in”. Agora você deve se dirigir ao setor de embarque . No caso de vôos para cidades brasileiras, se dirija ao embarque doméstico. Para cidades no exterior, se dirija ao embarque internacional.
15. Chegando lá você será recebido por um apessoa com uma maquininha na mão. Ela vai pedir o papelzinho amarelho com o código de barras. Dê os tickets para a pessoa que ela achará o que quer. Ela passará o código de barras, a máquina irá apitar e vc será autorizado a passar.
16. Após o carinha do código de barras, você encontrará um detector de metais ao lado de uma esteira. Pegue uma bandejinha que tem ao lado, coloque relógio, carteira, mala de mão, cinto e tudo mais que você tenha de metal. Seus pertences seguirão na esteira para passar no Raio-X enquanto você passa pelo detector de metais. Logo após o detector você encontrará ao lado seus pertences na bandeja. Pegue tudo e vá adiante.
17. No caso dos vôos internacionais, logo depois do detector você encontrará o guichê da Polícia Federal. Ali vc entrega o passaporte, eles vão preencher um pequeno cadastro informando sua saída do país fazendo uma ou outra perguntinha básica e pronto. Siga.
17. Procure pelo seu portão, como consta no seu ticket. Basta seguir as placas. Ao encontrar o seu portão, sente-se e espere ser anunciado a abertura do embarque na aeronave. Normalmente falam algo como “Atenção senhores clientes do vôo TAM 3067 com destino a Fortaleza, embarque iniciado no portão G. Por favor façam fila os passageiros com assentos entre as filas 10 e 23.“ É comum eles chamarem primeiro os que estào sentados numa metade do aviào e depois em outra para organizar melhor a entrada na aeronave.
18. Entre na fila e aguarde chegar na atendente. Ela pedirá o ticket novamente e pode lhe pedir também o RG. Ela indicará qual o túnel/ponte você deve entrar para chegar até a aeronave. Em alguns casos você pode ser levado até um ônibus que lhe levará até a aeronave estacionada no pátio.
19. Entrando na aeronave, você será recebido pelas aeromoças e pelos pilotos. Essa equipe de profissionais é conhecida como “Tripulação”. Após receber as boas-vindas da tripulação, procure seu assento. No geral, os aviões são divididos por fileiras, cada fila tem 6 assentos, 3 de um lado, 3 de outro, cada um possuindo uma letra, A, B, C, D, E e F. Porém em alguns aviões essa configuração é diferente, nos aviòes da Azul por exemplo, são apenas 4 assentos por fileiras, 2 de um lado, 2 do outro. Já em vôos internacionais, onde os aviòes são maiores, temos fileiras com assentos do lado direito, esquerdo e no centro também, como as barcas Rio-Niterói ou os Ferryboats. Em caso de dúvidas, consulte a aeromoça que poderá auxiliar você a encontrar a sua poltrona.
20. Antes de levantar vôo, as aeromoças irão apresentar como realizar os procedimentos de salvamento em caso de emergência. Algumas vezes essa informaçào é apresentada na tela de TV do avião, caso este seja equipado com essa tecnologia.
21. Após levantar vôo, se for um vôo doméstico, é servido o lanche dependendo do vôo. Não espere um jantar ou algo mais pomposo pois em vôos domésticos nào existe mais isso, hoje são basicamente lanches rápidos. As aeromoças (também chamadas de comissárias de bordo) irão passar com um carrinho contendo bebidas não-alcoolicas e alimentos. No caso da Gol é servido as famosas barras de cereais e amendoins. Porém em alguns vôo é vendido sanduíches e outras guloseimas. Na Azul é servido batatas tipo “Ruffles”, biscoito de chocolate, amendoins, biscoitos do tipo salgadinho e wafer. Já na TAM é servido frequentemente sanduiches quentes de queijo com peito de peru. No caso da TAM, você poderá encontrar cerveja em lata também.
22. Já em vôos internacionais é servido almoço e jantar, cuja qualidade depende da empresa aérea e da classe onde você está sentado. Nesses vôos o avião é dividido em três classes: a econômica, executiva e primeira classe. Em alguns aviões você talvez só encontre econômica e executiva. Quem pode pagar mais (muito mais) pode voar na primeira classe com poltronas individuais, que reclinam como uma cama e possuem um serviço diferenciado, com refeições requintadas e até champanhe para acompanhar. Já a classe executiva é um nível intermediário, que custa normalmente 3x mais que o valor de uma passagem na classe econômica. Paga-se pelo conforto de sentar apenas com uma cadeira ao lado e por poltronas bem mais largas, com direito a refeiçòes também diferenciadas. Já a classe econômica possui assentos e refeições mais simples mas muito superior ao que é oferecido em vôos domésticos., com direito a café-da-manhã, almoço e jantar, dependendo do horário e duração do v6oo.
23. No meio do vôo o piloto costuma informar pelo sistema de som da aeronave as condições meteorológicas do destino, temperatura e previsão de chegada.
24. Você poderá escutar alguns sons estranhos, principalmente na decolagem ou pouso mas não se preocupe, normalmente vem do sistema de flaps (são como “pás” que ficam nas asas que abrem ou fecham para auxiliar no pouso e decolagem), da descida/subida das rodas ou até mesmo do vento contornando a aerodinâmica do avião.
25. Às vezes o avião irá balançar como se estivesse passando por buracos ou então você poderá sentir pequenas quedas seguidas que duram 1 segundo ou até menos. Não há necessidade de ficar com medo, nada mais é do que uma turbulência. Nesse momento o aviso de colocar cinto de segurança irá ligar e aeromoça irá reforçar pelo sistema de áudio que há uma turbulência, pedindo que todos permaneçam sentados. Na dúvida, olhe para o semblante das comissárias que já estão acostumadas a voar. Normalmente eles demonstram não estar nem aí, até conversam sorrindo com os colegas, mesmo diante de uma turbulência forte. Alguns passageiros acostumados também continuam lendo seus livros e jornais como se nada estivesse acontecendo. Vendo isso vocêterá todas as razões para ficar mais calmo, já que é algo corriqueiro e comum.

26. Aliás, nunca tire o cinto de segurança. Em turbulências que vem de surpresa, aí sim você poderá se machucar batendo a cabeça no teto do avião. São casos raros mas acontece.
27. Antes de pousar o piloto irá avisar por aúdio. Permaneça sentado, com o cinto afivelado até a parada total da aeronave.
28. Quando o avião parar não precisa se levantar logo pra tirar a mala e sair correndo. Demora ainda alguns minutos para abrirem a porta do avião. Portanto, fique sentado, esperando o avião esvaziar um pouco mais para tirar as malas e desembarcar com tranquilidade sem ficar esmurrando o povo que insiste em ficar em pé assim que o avião aterrisa. Seja educado e paciente. E garanto, quando abrem a porta o avião esvazia rapidinho.
29. Você tem uma conexão? Conexào nada mais é do que sair de um avião e entrar em outro. Se é esse o seu caso, a equipe da companhia aérea estará do lado de fora do avião aguardando você, eles irão dizer algo como “Conexão para Fortaleza, siga a direita até o portão H” ou então “Passageiros em conexão para Fortaleza, venham comigo!”. Nào esqueça do seu ticket, você deverá apresentar novamente na entrada da aeronave. Lá você também terá o ticket da conexão com as informações do v6oo, hora da saída e número do assento.
30. Se o vôo da sua conexão ainda vai levar horas, você poderá sair do setor de desembarque e ficar no saguão do aeroporto. Se realmente levar muito tempo, você pode até sair do aeroporto e dar uma volta na cidade. Quando você quiser acessar o embarque novamente para pegar o vôo de conexão, basta ir até o setor de embarque e apresentar o ticket, lá contém o ticket relativo a sua conexão. O procedimento é o mesmo que já foi descrito acima, carinha do código de barras > detector de metais > embarque.
31. Em caso de conexão não se preocupe que suas malas saem do primeiro avião e vão para o segundo avião sem você precisar pegá-las. Você só vai pegar sua mala no destino final.
32. Chegando no destino, saia do avião, siga o fluxo de pessoas pois inevitavelmente você chegará até as esteiras onde são colocadas as malas. Acima das esteiras você irá encontrar televisões informando o número do vôo. Procure pela esteira cuja TV informa o número do seu vôo e aguarde. As malas começarão a surgir na esteira, saindo de um túnel, aguarde até sua mala aparecer. Às vezes você tem azar e colocam sua mala por último então não se preocupe, às vezes demora mesmo.
33. Caso sua mala não apareça, procure um funcionário da companhia aérea informando que sua mala não apareceu. Eles irão lhe auxiliar nesses casos.
34. Depois de pegar as malas, siga para o portão de desembarque, pegue um táxi, um ônibus ou dê um abraço naquele que te espera e que você tanto gosta e vá curtir!
Desejamos a você uma boa viagem!