HOTEL
SANTO GRAAL
Aparecida | SP

Dom Antonio Maria Mucciolo morre aos 89 anos em São Paulo

Faleceu na tarde deste sábado (29) o Arcebispo Emérito de Botucatu, Dom Antonio Maria Mucciolo. 

Dom Antonio foi fundador da primeira TV Católica brasileira, a Rede Vida de Televisão, juntamente com João Monteiro de Barros Filho. 

Seu lema episcopal ‘Sentir com a Igreja’ foi a síntese de seu ministério. A dedicação e entusiasmo com que viveu o sacerdócio, mostram o perfil de um sacerdote “visionário” escreveu nota oficial no site da Rede Vida. 

O corpo de Dom Antonio foi velado em São Paulo na Igreja São Geraldo das Perdizes no sábado, e na manhã deste domingo (30) segue para a Catedral Metropolitana de Botucatu, onde durante todo o dia, serão celebradas missas de duas em duas horas. 

Na segunda-feira (01) às 9h, o Arcebispo Metropolitano de Botucatu, Dom Maurício Grotto de Camargo, celebra a Missa Exequial com outros Bispos e o clero arquidiocesano. O sepultamento acontece na cripta que fica no interior da Catedral de Botucatu. 

Biografia

Dom Antonio Maria Mucciolo nasceu em 01 de maio de 1923, na cidade Castel San Lorenzo na Itália. Seus pais: Francisco Mucciolo e Dona Angelina Passaro, vieram para o Brasil em 1924 com Antonio ainda pequeno, tinha apenas um ano.

A família saiu do país de origem devido a uma ameaça de guerra. Inicialmente moraram em São Paulo, e pouco tempo depois mudaram para Sorocaba.

Desde pequeno Dom Antonio mostrava interesse pela Igreja e ingressou na vida religiosa ainda criança. Foi coroinha na Catedral da cidade, tendo como seu mentor o Padre André Sobrinho, que o acompanhou, inspirou e ajudou o pequeno Antonio.

Sentindo o chamado para sacerdócio, recebeu a orientação do Monsenhor Francisco Antônio Cangro e do congregado mariano da Paróquia São Rafael e Catedral de Sorocaba.

Datas importantes:

Ordenou-se padre em em 04 de novembro de 1949, por Dom José Carlos de Aguirre na Capela do Seminário São Carlos Borromeu.

Nomeado Bispo de Barretos em 26 de maio de 1977.

Sagrado em 15 de agosto de 1977 na Catedral de Sorocaba pelo Núncio Apostólico Dom Carmine Rocco.

Posse em Barretos em 03 de setembro de 1977.

Nomeado Arcebispo de Botucatu em 28 de junho de 1989.

Tomou posse em 09 de setembro de 1989.

Desmembrou a Arquidiocese de Botucatu criando a nova diocese de Ourinhos em 30 de dezembro de 1998.

Renunciou em 07 de junho de 2000.

Atualmente era presidente da Rede Vida de Televisão.