HOTEL
SANTO GRAAL
Aparecida | SP

Dom Damasceno, Cardeal Arcebispo de Aparecida, envia mensagem ao Mutirão de Comunicação no Rio

O Cardeal Arcebispo de Aparecida e presidente daCNBB, Dom Raymundo Damasceno Assis, enviou à coordenação do 7º Mutirão de Comunicação, que será realizado no Rio de Janeiro, de 17 a 23 de julho, uma mensagem de boas vindas.

Confira a mensagem:

Saudação aos participantes do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação

Rio de Janeiro – 17 a 23 de julho de 2011

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB saúda com alegria os participantes do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação cujo tema – ‘Comunicação e vida: diversidade e mobilidades’ – traduz plenamente a realidade que vivemos. Nosso desejo é o de que o Mutirão seja um espaço plural e aberto, que favoreça o protagonismo de cada participante na nobre tarefa de fazer da comunicação caminho eficaz para a construção da ‘civilização do amor’.

Uma das riquezas do Mutirão, realizado pela primeira vez em 1998, em Belo Horizonte, MG, está na diversidade de experiências que é capaz de reunir. Com esta iniciativa a Igreja quis, exatamente, criar oportunidade para ouvir estas experiências e, ao mesmo tempo, apresentar sua mensagem capaz de penetrar todos os tempos e culturas. O Mutirão é, portanto, uma via de mão dupla em que tanto os organizadores quanto os participantes partilham conhecimentos e experiências.

Nenhuma pessoa vive sem a comunicação, sabemos disso. Ela nos distingue entre os demais seres e nos eleva a um patamar de dignidade jamais alcançado por qualquer outra criatura. Por meio dela nos damos a conhecer uns aos outros e partilhamos vida na perspectiva de construirmos comunidades verdadeiramente humanas e humanizadoras, lugar da experiência com os outros e com Deus. Este é o horizonte da comunicação, ampliada pela maravilha das novas tecnologias, que marcam nosso tempo e nossa cultura.

Pela comunicação testemunhamos a atitude de alteridade, que deve marcar a vida de todos, especialmente dos que se fazem discípulos-missionários de Jesus Cristo (cf. DGAE 8). Recordam-nos as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil que ‘a alteridade se refere ao outro, ao próximo, àquele que, em Jesus Cristo, é meu irmão ou minha irmã, mesmo estando do outro lado do planeta’.

Continua o documento: “Alteridade é o reconhecimento de que o outro é diferente de mim e esta diferença nos distingue, mas não nos afasta. As diferenças nos atraem e complementam, convidando ao respeito mútuo, ao encontro, ao diálogo, à partilha e ao intercâmbio de vida e à solidariedade. Fechar-se no isolamento, no individualismo e em atitudes que transformam pessoas em mercadorias é cair no pecado da idolatria e semear infelicidade. A vida só se ganha na entrega, na doação. ‘Quem quiser perder a sua vida por causa de mim a encontrará!’ (Mt 10,39)”.

Este é o espírito que deve marcar o Mutirão e toda comunicação. Neste sentido, a expectativa é de que o 7º Muticom reacenda em todos os participantes o compromisso com uma comunicação que leve as pessoas a se encontrarem, a se amarem, a viverem a comunhão e a fraternidade em comunidade.

Que Nossa Senhora Aparecida alcance de seu Filho Jesus Cristo abundantes graças e bênçãos para todos os participantes deste grande evento. Bom mutirão a todos!

Aparecida, SP, 12 de julho de 2011

Dom Raymundo Cardeal Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida, SP
Presidente da CNBB

Informações: Arquidiocese de Aparecida