HOTEL
SANTO GRAAL
Aparecida | SP

Dom Jaime celebra aniversário e recorda participação no Concílio Vaticano II

No ano que celebramos 50 anos da sessão inaugural do Concílio Vaticano II, evento que teve grande repercussão nas ações da Igreja Católica, a figura de Dom Jaime Luiz Coelho, arcebispo emérito de Maringá (PR) que comemora o seu 96º aniversário natalício no próximo dia 26 de julho é lembrada como uma história de fé e empreendedorismo.

O arcebispo de Maringá, Dom Anuar Battisti, lembra que Dom Jaime foi o primeiro bispo e arcebispo de Maringá e fala da contribuição dele para a arquidiocese.

“Quase um século de vida doada para o bem de cada pessoa e para o bem da Igreja que nasceu da mata. Atualmente contemplamos uma Igreja viva, dinâmica, comprometida com o Reino da paz, da justiça e da fraternidade graças ao trabalho iniciado por Dom Jaime”, afirmou.

Dom Jaime é um dos ‘doze apóstolos’ brasileiros que participaram do Concílio Vaticano II, segundo pesquisa realizada pelo teólogo Fernando Altemeyer Júnior da PUC.

O Arcebispo participou de todas as sessões do Concílio, de 1962 a 1965, sob a liderança do então Papa João XVIII.

A TV 3º Milênio da Arquidiocese de Maringá produziu o documentário: ‘Jaime. Uma história de fé e empreendedorismo’. No vídeo Dom Jaime conta que era um dos dois bispos mais jovens que participavam do evento. A diferença era tanta que bispos franceses assim o chamaram, ele e o outro bispo também jovem. “Vem cá meninos, se vocês já fizeram a primeira comunhão”, lembra Dom Jaime.

Além dessa curiosidade, Dom Jaime recorda o papel fundamental do 21º Concílio Ecumênico da Igreja Católica.

“Eu frequentei as quatro sessões, de 1962 até 1965. Era um dos bispos mais jovens. Naquele tempo nós éramos quase dois mil bispos do mundo inteiro. Hoje somos mais de quatro mil. E aquela reunião dos bispos, cada um dando o seu voto nas sessões de decisão. Todos contribuíam com o melhor de si a favor do crescimento da Igreja. Éramos uma assembleia de bispos jovens, bispos idosos, mas ali estava a Igreja de Deus reunida na busca de implantar, como dizia o Papa João XXIII, ‘um novo ar na Igreja de Deus’”.

O Concílio Vaticano II reuniu 2448 bispos conciliares. A pesquisa realizada por Fernando Altemeyer constatou até janeiro de 2012, que estão vivos, 46 conciliares da primeira sessão, 55 da segunda, 67 da terceira e 78 da quarta e última sessão. Dos 243 bispos enviados pela Igreja do Brasil ao evento, significativamente, 10 bispos que participaram ao menos de uma sessão, estão vivos. Dom Jaime, foi um dos que participaram das quatro sessões.

Com essa experiência, Dom Jaime analisa que é preciso resgatar a leitura dos documentos conciliares.

“É pena que hoje, muita gente não lê e não leu os documentos do Vaticano II, são dezessete documentos extraordinários que valeria a pena fazer uma grande campanha em favor desses documentos para o bem da Igreja e o bem da comunidade”.

Na quinta-feira (26), Dom Jaime presidirá a santa missa das 18h no auditório da TV 3º Milênio. Durante a celebração haverá apresentação da Orquestra da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e do Coral Infanto-juvenil da arquidiocese.