HOTEL
SANTO GRAAL
Aparecida | SP

Em maio de 2011, maior conferência de bispos do mundo acontece em Aparecida do Norte

A partir de maio deste ano, mais um evento histórico e de grande importância para a Igreja Católica passa a acontecer no Santuário Nacional, localizado na cidade de Aparecida do Norte.

As assembleias da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a maior conferência episcopal do mundo se transferem definitivamente para o Santuário Nacional. A decisão foi tomada no dia 29 de maio de 2009, durante a 47ª Assembleia dos bispos. Em 2010, a reunião aconteceu em Brasília, por causa do Congresso Eucarístico celebrado na capital federal.

Realizada há 33 anos na Casa de Retiros Vila Kostka, dos padres jesuítas, em Itaici, Indaiatuba (SP), a Assembleia da CNBB exige  grande infra-estrutura, começando pela hospedagem.

A discussão quanto ao local das assembleias já durava alguns anos.

Foram apresentados três projetos. Um da arquidiocese de Brasília, outro da própria Casa de Retiros Vila Kostka e o projeto de Aparecida. A maioria dos bispos, no entanto, votou pela saída de Itaici, optando que o evento passasse a se realizar no Santuário Nacional.

Desde então, a reitoria e a administração do Santuário Nacional se empenham ainda mais no projeto de recepção da Assembléia. A Casa da Mãe Aparecida se dedica a ampliar sua estrutura de acolhimento para receber esse grande encontro dos senhores Bispos da Igreja Católica.

Reitor do Santuário: proximidade entre os católicos e seus Pastores foi decisiva para a escolha dos bispos

Para receber os bispos que participam da Conferência, além da construção do Centro de Eventos padre Vitor Coelho de Almeida, localizado próximo ao Centro de Apoio ao Romeiro, o Santuário está investindo na ‘Cidade do Romeiro’, na área onde se localizava o antigo Magic Park.

O projeto foi intitulado de ‘Cidade do Romeiro’.

O espaço contará, além hotéis para hospedagem dos bispos, com um centro de convenções, capelas e grandes jardins para orações e meditações, e que, posteriormente, será disponibilizado para grupos de estudos e reflexões.

Segundo o ecônomo do Santuário Nacional, padre Luiz Cláudio Alves de Macedo, as obras já foram iniciadas. São hotéis, auditórios e salas de reuniões para mais de 900 pessoas.

A Cidade do Romeiro tem previsão de finalização das obras para setembro de 2012.

Até a conclusão do projeto, as assembleias de 2011 e 2012 terão estruturas provisórias e os hotéis existentes na cidade hospedarão os prelados. Os trabalhos da Assembleias serão realizados no Centro de Eventos padre Vitor Coelho, e as celebrações na Basílica.

“Para 2013 alteram-se os cenários de hospedagem e, assim, sucessivamente até que o complexo esteja concluído. O importante é que estamos somando forças com a cidade, indo ao encontro de uma necessidade de Aparecida, cuja vocação é acolher o peregrino”, explica padre Luiz.

O reitor do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, Padre Darci Nicioli, disse que é grande a responsabilidade do Santuário em acolher a Assembléia dos Bispos do Brasil.

“A cidade também será beneficiada: Aparecida se consolida, mais do que já é, como cidade que acolhe o Brasil. No caso específico do Santuário, vamos dar continuidade ao nosso trabalho, que não é outro se não o do acolhimento”, disse o reitor.

A escolha – Um dos motivos que inspirou os Bispos do Brasil a optarem por Aparecida foi a experiência vivida durante a V Conferência Episcopal Latino Americana e Caribenha, realizada em Aparecida em 2007, com a presença do Papa Bento XVI. A proximidade entre o povo católico e seus Pastores impressionou a todos influenciou a decisão da CNBB quando escolheram Aparecida.

O reitor do Santuário Nacional enfatiza que outros fatores também contribuiram, como a proximidade dos meios de comunicação católicos: Rede Aparecida e Canção Nova, e a localização do município, em relativa proximidade dos grandes aeroportos: Galeão e Guarulhos.

Padre Darci lembra que outras Conferências Episcopais também se reúnem em Santuários, como: França (Lourdes), Portugal (Fátima) e Polônia (Chestokova).

“Acolhemos a CNBB com carinho e responsabilidade. É um grande desafio! Estaremos servindo a Igreja do Brasil”.

A Assembleia anual da CNBB atrairá mais uma vez a mídia nacional para Aparecida, propiciando que o povo brasileiro católico ou não católico, volte seus olhos para o Santuário Nacional de Aparecida.

“Outros eventos virão, não somente da Igreja. Aparecida e seu Santuário ganharão em visibilidade e competência”, concluiu o padre reitor.

Participam da Assembléia aproximadamente 60 bispos, mais padres e equipes de organização, um total de quase 500 pessoas.

 

fonte a12.com