HOTEL
SANTO GRAAL
Aparecida | SP

Festa junina: conheça a importância história e religiosa da celebração

Sem dúvidas, a festa junina é uma das celebrações mais tradicionais do Brasil. E, além de todas as tradições de comidas, bebidas e brincadeiras que envolvem o evento, essa comemoração também é muito importante em âmbito religioso, sobretudo católico.

A realização da festa junina também ocorre como uma forma homenagear santos ligados ao mês do junho. São eles: Santo Antônio, São João, São Paulo e São Pedro. Assim sendo, veja a seguir mais detalhes sobre a relação entre a religiosidade e a celebração.

Origens e história da festa junina

Mesmo sendo uma celebração relacionada com a religiosidade cristã, curiosamente as origens da festa junina estão relacionadas a rituais pagãos. Historicamente, os primeiros registros da celebração datam do século XX depois de Cristo.

Nesta época ela ocorria em forma de um ritual entre os povos pagãos da Europa. A intenção era pedir aos deuses fertilidade de terras e farturas nas colheitas. Para isso, faziam uma celebração que envolvia cantos, danças, comidas e bebidas.

Com o passar dos anos, a religiosidade cristã começou a se difundir no continente europeu. Quando os portugueses chegaram ao Brasil, constaram que os povos indígenas que moravam nestas terras tinham rituais semelhantes. Assim, incorporaram suas tradições religiosas a eles, o que, com o passar dos anos, tornou-se a festa junina como conhecemos hoje.

Uma celebração de cunho religioso

Atualmente, é difícil imaginar a festa junina sem as tradicionais brincadeiras, comidas, bebidas e danças. O espírito caipira também faz parte desta celebração, sobretudo pela influencia da rica cultura de nosso país. Mas para além desses aspectos, é importante entender de que forma a religiosidade está presente nesta celebração.

O mês de junho é muito importante para o calendário cristão. Há vários santos juninos que se destacam neste período, entre os quais se destacam:

  • Santo Antônio – Uma das figuras religiosas mais conhecidas de Portugal, este santo tem como seu dia 13/06. Ele é conhecido pela ajuda que dá para quem quer se casar;
  • São João Batista – Este santo é considerado precursor de Jesus. Seu dia é comemorado em 24/06. Ele foi o responsável por preparar o caminho do filho de Deus;
  • São Pedro – No mês de junho também se comemora a figura do primeiro papa. No dia 29/06 este santo é lembrado, bem como o fato de sua fé ter criado a igreja católica;
  • São Paulo – Por fim, também no dia 29/06 também lembra-se deste santo. Esta é uma figura que se converteu ao catolicismo e foi um grande evangelizador em nome de Jesus.

Conheça o Hotel Santo Graal em Aparecida do Norte

Com uma localização privilegiada, em frente à Basílica de Aparecida do Norte, o Hotel Santo Graal é uma referência na região. Esta é uma cidade com forte cunho religioso. Por isso o local tem suporte completo para todos aqueles que desejam visitá-la.

Seja no período de festa junina, ou qualquer outra época do ano, venha para Aparecida do Norte e fique no Hotel Santo Graal. Faça a sua reserva e tenha acesso a um local que conta com toda a infraestrutura para o máximo de conforto e qualidade de hospedagem.