HOTEL
SANTO GRAAL
Aparecida | SP

Santuário Nacional de Aparecida tem o dobro de visitantes da Torre Eiffel

Basílica de Nossa Senhora Aparecida

12 milhões de pessoas passaram em 2014 pelo Santuário Nacional de Aparecida, no interior de São Paulo, segundo estimativas da Igreja citadas pela consultoria Euromonitor.

É praticamente o dobro da quantidade de pessoas que foram em 2013 na Torre Eiffel, símbolo máximo de Paris, capital da França – o país mais visitado do mundo.

Juazeiro do Norte, terra do Padre Cícero no Ceará, recebeu 2,5 milhões de peregrinos para celebrações só no ano de 2011 – mais do que o total de viagens domésticas feitas por paraguaios no mesmo ano.

O Ministério do Turismo estima que 7,7 milhões de viagens domésticas no Brasil foram motivadas pela fé em 2014, o mesmo número de viagens domésticas feitas em todo o Uruguai em 2012.

Em 2013, a Jornada da Juventude com a presença do Papa Francisco atraiu 671 mil turistas, 212 mil dos quais estrangeiros.

São testamentos à importância crescente do turismo religioso no Brasil, um dos destaques do relatório da Euromonitor sobre a indústria de viagens na América Latina lançado hoje.

O Brasil é, afinal, o maior país católico do mundo, com 12% da população mundial, ou 138 milhões de pessoas, o equivalente a uma Rússia.

Isso pode mudar. A consultoria cita um estudo do IBGE segundo o qual o país pode se tornar o primeiro do mundo a mudar sua religião predominante, já que os evangélicos devem crescer até se tornarem maioria em 2040.

Turismo

O Brasil tem 8% dos visitantes da América Latina, um segundo lugar bem atrás do líder México (30%), que é beneficiado pela proximidade com os Estados Unidos. Em terceiro vem a Argentina (7%) e em quarto a República Dominicana (6%).

Entre os obstáculos para um maior crescimento do turismo internacional no Brasil, são citados “exigências de visto, voos lotados, infraestrutura ruim e a língua”.

A Euromonitor prevê que uma maior visibilidade com a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 devem contribuir para o aumento do turismo no Brasil, afirmação contestada por alguns especialistas.

De qualquer forma, a previsão é que graças a investimentos do governo, o Peru vai ser o líder da região em crescimento do turismo no período 2013-2018.

A consultoria também aponta algumas tendências para o setor, como as viagens com família, que foram de 24% do total em 2006 para 35% em 2010 no Brasil. Na Argentina, a parcela dobrou de 15% para 30% no período.

 

fonte: exame.com