HOTEL
SANTO GRAAL
Aparecida | SP

Nomeação do Monsenhor Darci José

O Papa Bento XVI anunciou no dia 14 de novembro a nomeação do então reitor do Santuário Nacional de Aparecida, padre Darci José Nicioli, como novo bispo auxiliar para a Arquidiocese de Aparecida (SP).

O Missionário Redentorista assumiu o cargo de reitor da Basílica de Aparecida em 2009.

A nomeação atendeu ao pedido do Cardeal Arcebispo de Aparecida , Dom Raymundo Damasceno Assis, para satisfazer melhor as necessidades pastorais da arquidiocese.

“Confirmo a providência divina, a intercessão certa da Virgem Maria, a Senhora Aparecida e a Santo Afonso Maria de Ligório, meu pai espiritual. Sou bispo auxiliar desta Igreja, na qual me sinto ‘umbilicalmente’ ligado, pois aqui cheguei com 13 anos de idade no Seminário Santo Afonso”.

Com essas palavras, Monsenhor Darci Nicioli agradeceu ao Papa Bento XVI pela sua nomeação como bispo auxiliar e a Dom Damasceno pela confiança.

“Sinto-me contente de continuar servindo esta Igreja auxiliando Dom Damasceno e ao mesmo tempo temeroso de uma missão assim tão grande que a Igreja confia a mim, através do Santo Padre, o Papa Bento XVI”, afirmou.

Padre Darci Nicioli – Nasceu no dia 01 de maio de 1959, na cidade de Jacutinga, no interior de Minas Gerais.

Entrou para o Seminário Redentorista Santo Afonso de Aparecida em 1974, onde cursou o Ensino Médio. Em 1977 iniciou o curso de Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Em 1982 fez a sua profissão religiosa na Congregação do Santíssimo Redentor, indo morar em São Paulo para iniciar os estudos teológicos no ITESP – Instituto de Estudos Superiores São Paulo, em São Paulo (SP).

Em 1986 foi ordenado padre em sua cidade natal. Neste mesmo ano seguiu para Roma, onde estudou Teologia Dogmática, no Pontifício Ateneo Sant’Anselmo di Roma, conquistando o título de mestre em teologia.

Retornando de Roma para o Brasil, exerceu inúmeros serviços na Província Redentorista de São Paulo: Diretor de Seminário (1989-1996), Vigário Paroquial (1989-1996), Conselheiro Provincial (1996-2002), Professor de Teologia Dogmática-Sacramentaria – ITESP/SP e PUCCAMP (1989-1996).

Padre Darci já foi Ecônomo do Santuário Nacional de Aparecida entre os anos de 1997 e 2005. Nos últimos três anos residiu em Roma, ocupando a função de Reitor da Casa Geral dos Missionários Redentoristas e do Santuário Internacional de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Em dezembro de 2008 foi nomeado Reitor do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

Mensagem do Cardeal de Aparecida:

Atendendo ao nosso pedido, para satisfazer melhor as necessidades pastorais da Arquidiocese, o Santo Padre Bento XVI concedeu-nos, benignamente, um Bispo-auxiliar na pessoa do Revmo. Pe. Darci José Nicioli, CSsR, atual Reitor do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

Como colaborador do Bispo Diocesano, o Bispo Auxiliar exerce o múnus episcopal como serviço a toda a Diocese. É um irmão que colabora e caminha lado a lado com o Bispo Diocesano na missão de pastor, de servidor, a exemplo de Jesus, o Bom Pastor, que veio para servir e não para ser servido.

São mãos que se unem para a promoção do bem do Povo de Deus e da Igreja de Cristo. O Bispo-Auxiliar é chamado a participar da solicitude do Bispo Diocesano e a desempenhar seu múnus em harmonia com ele em trabalho e espírito. Ele presta um serviço à Igreja presente no território da Diocese, ao colocar-se ao lado do Bispo Diocesano, e ao trabalhar com ele em unidade, respeito e total comunhão. Cabe a ele exercer seu episcopado abraçando com amor e dedicação a caminhada e a vida da Igreja local. Como todo ofício e múnus exercido na Igreja de Cristo, o Bispo-Auxiliar como sucessor dos Apóstolos, participa da missão salvífica confiada à Igreja pelo próprio Salvador.

Agradecemos, de coração, ao Sumo Pontífice pela acolhida ao nosso pedido. Ao padre Darci José Nicioli, que já exerceu a função de ecônomo do Santuário Nacional e hoje é seu Reitor, nossos cumprimentos pela sua disponibilidade a serviço do Reino e as nossas mais fraternas boas-vindas ao colégio episcopal, à CNBB, e à Arquidiocese de Aparecida, como Bispo-Auxiliar. O Espírito Santo o ilumine e o fortaleça no seu ministério episcopal e a Virgem da Conceição Aparecida, sob cujo manto inicia sua nova missão, o proteja sempre.

Aparecida, 14 de novembro de 2012. Dom Raymundo Cardeal Damasceno Assis Arcebispo de Aparecida, SP Presidente da CNBB