HOTEL
SANTO GRAAL
Aparecida | SP

Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa: história de fé

Em 1830, uma jovem freira francesa recebeu uma graça extraordinária: aparições da Virgem Maria. Nesses encontros, Nossa Senhora das Graças revelou mensagens sobre tempos difíceis que viriam. Mas ela também deixou um sinal de esperança: a missão de espalhar sua imagem e sua mensagem ao mundo.

Desde então, milhões de fiéis celebram Nossa Senhora das Graças em 27 de novembro, renovando sua fé e sua confiança na intercessão materna de Maria.

Neste artigo, você vai conhecer a emocionante história dessas aparições à Santa Catarina de Labouré. Também verá o significado profundo da Medalha Milagrosa, símbolo de proteção e amor divino.

Conheça a história de Nossa Senhora das Graças

Nossa Senhora sempre foi vista como “portadora das graças” desde o início da Igreja. Porém, o título “Nossa Senhora das Graças” surgiu devido a uma série de aparições em um convento. O local era as Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, em Paris, na França. A Santa apareceu três vezes para a noviça Catarina de Labouré, que viria a se tornar santa. 

Primeira aparição

A primeira aparição de Nossa Senhora das Graças aconteceu na noite de 18 de julho de 1830. Naquela noite, a freira Catarina Labouré ouviu a voz de uma criança chamando por ela. A criança pediu que se levantasse da cama, pois a Santíssima Virgem estava à sua espera.

Ao chegar à capela, Catarina viu Nossa Senhora sentada na cadeira do padre. A Santa então lhe revelou as grandes calamidades e perseguições que ocorreriam na França.

Segunda aparição

Poucos meses após a primeira aparição, a Mãe de Jesus voltou a se manifestar a Catarina, em 27 de novembro de 1830. Vestida de seda branca e de véu da mesma cor, a Santa tinha os pés apoiados sobre a metade de um globo. Ela estava esmagando uma serpente.

Suas mãos estavam erguidas à altura do peito, segurando um globo de ouro encimado por uma cruz. Já seus olhos permaneciam voltados para o céu. Nos dedos, anéis com belas pedras preciosas lançavam raios de luz em todas as direções.

Ao redor da figura formou-se um quadro oval, no qual se lia a frase: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.”

Em seguida, a imagem girou, e Catarina viu o reverso: um “M” entrelaçado à cruz, dois corações — o de Jesus coroado de espinhos e o de Maria transpassado por uma espada — e doze estrelas ao redor.

Maria então pediu que fosse confeccionada uma medalha conforme aquele modelo. E assim ela promete: “Todos os que a usarem com fé receberão grandes graças.”

Terceira aparição

Em dezembro de 1830, a Virgem Maria apareceu pela terceira e última vez à freira, apresentando os mesmos raios luminosos. Mas desta vez, ela estava junto ao tabernáculo e confirmava a Catarina a missão de mandar fazer a medalha.

A medalha milagrosa de Nossa Senhora das Graças

Alguns meses após as aparições, em 30 de janeiro de 1831, Catarina conclui o seminário. Ela é designada para cuidar dos idosos do Asilo de Enghien, mas não esquece de sua missão. Assim, manda cunhar a medalha, que inicialmente foi distribuída na França.

Em 1832, uma epidemia de cólera atinge a cidade, e as freiras do convento das Filhas da Caridade distribuem as primeiras 2.000 medalhas, a pedido do Padre Aladel. A partir de então, as curas começam se multiplicam, assim como a fé das pessoas em Nossa Senhora das Graças. 

Os parisienses passam a chamar o objeto de “Medalha Milagrosa”, e sua devoção se espalha rapidamente pelo mundo inteiro. E isso junto de inúmeros testemunhos de graças recebidas.

Para se ter ideia, segundo o site da Capela Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, em 1834 já haviam sido distribuídas mais de 500 mil medalhas. Em 1876, ano do falecimento da Irmã Catarina, esse número já ultrapassava um bilhão.

Nossa Senhora das Graças: devoção presente no mundo todo

A devoção a Nossa Senhora das Graças atravessa gerações e continua a inspirar milhões de fiéis em todo o mundo. No Brasil, diversos lugares celebram o dia de Nossa Senhora das Graças com missas, procissões e festas em sua homenagem.

Se você deseja viver momentos de espiritualidade, participar das celebrações ou simplesmente aprofundar sua devoção, Aparecida é um destino sempre acolhedor. O Hotel Santo Graal tem alegria em receber você com conforto, tranquilidade e proximidade dos principais pontos religiosos da cidade.

 

palavra-chave: Nossa Senhora das Graças