Como o turismo religioso transformou Aparecida do Norte
Ao longo dos anos, Aparecida do Norte cresceu e se fortaleceu como cidade. Nesse sentido, seu pilar principal é a fé...
Aparecida do Norte é uma das cidades mais procuradas por quem deseja fazer turismo religioso. E isso não é por acaso, já que essa localidade possui uma grande fama em nível mundial e atrai milhares de visitantes mensalmente.
Assim, hoje queremos te dar algumas dicas sobre o que fazer nessa cidade maravilhosa, independente da época que você visitar a cidade. Continue a leitura e veja algumas atrações voltadas para o turismo religioso.
E, claro, se quiser contar com uma hospedagem diferenciada, aliando conforto e praticidade, entre em contato com o Hotel Santo Graal.
Separamos abaixo 8 opções para você e sua família aproveitarem ao máximo Aparecida do Norte, este incrível destino religioso!
A Capela do Santíssimo é uma das três capelas presentes na Basílica de Nossa Senhora Aparecida. Considerado um dos locais mais bonitos do Santuário, essa capela é muito tranquila e silenciosa, ideal para quem deseja se concentrar e fazer suas orações.
Dessa forma, ela também serve como um ponto de descanso para romeiros que percorrem grandes distâncias até chegar no Santuário. O altar da Capela do Santíssimo fica no centro da estrutura e possui uma cúpula bem iluminada. A arquitetura do local se destaca e, por isso, quem deseja fazer turismo religioso não pode deixar de visitá-la.
Aparecida do Norte é uma cidade religiosa justamente por conta das suas capelas. Nesse caso, destaque para a Capela das Velas, um local para você encontrar a paz! O espaço é ideal para acender velas e conta com várias referências bíblicas em sua decoração e arquitetura.
Essa capela é uma das mais visitadas do Santuário de Aparecida e, nos últimos anos, passou por uma completa reforma. Porém, suas características originais foram mantidas.
Fazer turismo religioso exige uma coisa: a visita em museus. Por isso, o Santuário Nacional conta com o Museu Nossa Senhora Aparecida, localizado no segundo andar da Torre do Santuário.
Esse museu é um destino religioso para quem gosta de história, arte e cultura. Assim, além de contar com itens expostos de forma permanente, ele recebe exposições e outros eventos. E tudo relacionado à história dessa localidade.
Em 2022, foi inaugurada a nova fachada Norte da Basílica. E, atualmente, foi inaugurada a nova fachada Sul. A estrutura é composta por vários mosaicos. Além disso, a Colunata dos Apóstolos foi reconstruída. Vale a pena a visita e a observação dos detalhes!
O Campanário do Santuário de Aparecida possui 13 sinos. Desse total, 12 são dedicados aos apóstolos de Cristo. Já o 13° sino, o maior de todos, é dedicado a Nossa Senhora Aparecida e São José. Esse local é repleto de simbologias e vale muito a pena a visita.
Inaugurada em 1971, a Passarela da Fé chama a atenção de todos, sendo uma estrutura imponente em meio ao Santuário. Com mais de 390 metros de extensão, ela liga a Basílica Histórica ao Santuário Nacional. Muitas pessoas que fazem turismo religioso usam a passarela para cumprir promessas e/ou para ter uma vista panorâmica do local.
E, já que citamos a Basílica Histórica, não poderíamos deixá-la fora da nossa lista. Afinal, ela representa a história dessa cidade religiosa e foi o primeiro Santuário dedicado à Nossa Senhora Aparecida. Inaugurada em 1888, passou por uma reforma em 2004 e restauração concluída em 2015. Mas não se preocupe, já que suas características originais foram mantidas!
Segundo lugar mais visitado do Santuário, a Sala das Promessas está localizada no subsolo. Ela reúne o que chamamos de ex-votos, ou seja, cartas, fotos e demais testemunhos dos devotos. Com certeza você vai se emocionar ao visitar a Sala das Promessas.
Então, essas são as 8 dicas para fazer turismo religioso nessa marcante cidade! Não deixe de aproveitar ao máximo a sua estadia, com conforto, paz e tranquilidade. Por isso, faça a sua reserva no Hotel Santo Graal e prepare-se para aproveitar todas as atrações de Aparecida, a cidade religiosa mais famosa do Brasil!