HOTEL
SANTO GRAAL
Aparecida | SP

Papa anuncia seis novos Cardeais na audiência geral desta quarta-feira

O Papa Bento XVI anunciou hoje (24) no final da Audiência Geral seis novos cardeais. O consistório para sua criação será feito no dia 24 de novembro.

“É com grande alegria que anuncio que no próximo dia 24 de novembro vou realizar um consistório no qual vou nomear seis novos membros do colégio cardinalício”, disse o Papa.

Os novos cardeais são: o americano, Dom James Michael Harvey, Prefeito da Casa Pontifícia, que Bento XVI nomeará Arcipreste da Basílica Papal de São Paulo Fora dos Muros, o libanês, Sua Beatitude Béchara Boutros Raï, Patriarca de Antioquia dos Maronitas (Líbano), o indiano, Sua Beatitude Baselios Cleemis Thottunkal, Arcebispo-Mor de Trivandrum dos Sírios-Malancareses (Índia), o nigeriano, Dom John Olorunfemi Onaiyekan, Arcebispo de Abuja (Nigéria), o latino-americano, Dom Rubén Salazar Gómez, Arcebispo de Bogotá (Colômbia) e o filipino, Dom Luis Antonio Tagle, Arcebispo de Manila (Filipinas).

“Os Cardeais, têm a tarefa de ajudar o Sucessor de Pedro no desempenho do seu Ministério de confirmar os irmãos na fé e de ser princípio e fundamento na unidade e da comunhão da Igreja. Convido todos a rezarem pelos novos eleitos, pedindo a materna intercessão da Bem-aventurada Virgem Maria, para que saibam amar com coragem e dedicação Cristo e sua Igreja”.

Com o consistório, o Colégio Cardinalício terá 211 cardeais.

Veja as palavras do Papa Bento XVI pronunciadas em português na catequese desta quarta-feira:

Queridos irmãos e irmãs,

O nosso tempo exige cristãos fascinados por Cristo, que não se cansem de crescer na fé, por meio da familiaridade com a Sagrada Escritura e os Sacramentos. A fé não é apenas conhecimento e adesão a algumas verdades divinas; mas também um ato da vontade, pelo qual me entrego livremente a Deus, que é Pai e me ama. Crer é confiar-se, com toda a liberdade e com alegria, ao desígnio providencial de Deus sobre a história, como fez Maria de Nazaré. Nós podemos crer em Deus, porque Ele vem ao nosso encontro e nos toca. Na base do nosso caminho de fé, está o Batismo, pelo qual nos tornamos filhos de Deus em Cristo e marca a entrada na comunidade de fé, na Igreja. Não se crê sozinho, mas juntamente com os nossos irmãos. Depois do Batismo, cada cristão é chamado a viver e assumir a profissão da fé, juntamente com seus irmãos. Concluindo, a fé é um assentimento, pelo qual a nossa mente e o nosso coração dizem ‘sim’ a Deus, confessando que Jesus é o Senhor. E este ‘sim’ transforma a vida, tornando-a rica de significado e esperança segura.

Uma cordial saudação para todos os peregrinos de língua portuguesa, com menção particular dos grupos de diversas paróquias e cidades do Brasil, que aqui vieram movidos pelo desejo de afirmar e consolidar a sua fé e adesão a Cristo: o Senhor vos encha de alegria e o seu Espírito ilumine as decisões da vossa vida para realizardes fielmente o projeto de Deus a vosso respeito. Acompanha-vos a minha oração e a minha Bênção.

Com informações da Rádio Vaticano.

Foto: Agência Ecclesia.