HOTEL
SANTO GRAAL
Aparecida | SP

Peregrinação dos símbolos da JMJ: Demonstração do comprometimento da juventude

jovens-e-cruz1

Os dois símbolos máximos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) estão, desde 2011, em peregrinação pelo Brasil.

O ícone de Nossa Senhora e a Cruz dos jovens já passaram por quase todas as dioceses do Brasil. Neste final de semana se encontram em Aparecida (SP), onde posteriormente seguem para a Arquidiocese do Rio de Janeiro, onde permanecem até a JMJ.

Durante este período, os jovens puderam sentir o gostinho do que será a JMJ 2013 na Capital Carioca.

O anúncio oficial que o Rio de Janeiro seria a sede da JMJ 2013 foi feito pelo Papa Bento XVI, ao fim da Missa de encerramento da JMJ Madri, no dia 21 de agosto de 2011. No Brasil a JMJ acontece entre os dias 23 e 28 de julho e a expectativa é reunir mais de dois milhões de jovens peregrinos.

A Cruz da JMJ e o Ícone de Maria chegaram ao Brasil no dia 18 de setembro de 2011 e foram recebidos em São Paulo com o Bote Fé, grande festa da juventude. A partir daí iniciam a peregrinação, que só será concluída no Rio de Janeiro.

De diocese em diocese

A peregrinação dos ícones começou pelas províncias eclesiásticas do Regional Sul 1 da CNBB, que corresponde ao Estado de São Paulo, seguindo para o Regional Leste 2, composto por Minas Gerais e Espírito Santo e em seguida para o Regional Nordeste 3, composto pelos Estados da Bahia e de Sergipe.

A peregrinação continuou em 2012 onde os símbolos visitaram o Paraguai, Uruguai, Chile e Argentina. Na sequencia, os jovens do Sul do Brasil receberam os símbolos e logo em seguida foi a vez da juventude do Sul de Minas.

A peregrinação passou recentemente pelo Vale do Paraíba (SP) e está atualmente em Aparecida (SP). Será a Arquidiocese de Aparecida que entregará os símbolos para a juventude carioca, primeiramente passando pela Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda.

Diferencial da Jornada

O bispo auxiliar de Campo Grande (MS) e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, Dom Eduardo Pinheiro afirmou, durante Assembleia Geral em Aparecida, que a JMJ visa o ser humano integralmente e que a peregrinação dos ícones é um grande diferencial de preparação para o evento.

“A peregrinação dos ícones da JMJ, que percorrem todo o Brasil, é um momento muito importante e particular de reunir os jovens nas dioceses”, afirmou Dom Eduardo.

 

Para o Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), Dom Orani Tempesta ‘a JMJ é feita para os jovens e pelos jovens e desta forma a Igreja está olhando e investindo em pessoas para o futuro da humanidade, este é o grande diferencial da jornada’.

fonte a12.com