HOTEL
SANTO GRAAL
Aparecida | SP

Peregrinação a pé: saiba os cuidados necessários antes de vir para a Casa da Mãe Aparecida

Durante todo o ano, o Santuário Nacional de Aparecida recebe milhares de peregrinos que escolhem chegar à Casa da Mãe Aparecida a pé.

Para muitos, uma oportunidade de demonstrar sua devoção a Nossa Senhora Aparecida. No coração de cada peregrino, agradecimentos, preces e oração.

A Romaria de Cambuquira (MG) é um exemplo desta demonstração de fé. O grupo, que vem amparado por carros e ônibus, caminhou cerca de 40 quilômetros até chegar ao Santuário.

“Dois meses antes da caminhada, nós passamos nos pontos em que os peregrinos iriam dormir e deixamos tudo acertado. Durante o percurso, cada um se prepara como acha melhor, nós distribuímos os bonés, a maioria vem de tênis, mas há quem prefira vir de chinelo”, disse o secretário da Romaria, Sério Luiz.

Porém, antes de arrumar a mochila e colocar o pé na estrada é preciso tomar alguns cuidados fundamentais com a saúde e a segurança do grupo. No que se diz respeito ao condicionamento físico, especialistas recomendam uma visita ao médico para verificar saúde perfeita para tal atividade.

O especialista em condicionamento físico, Jamil Comoodo, alerta para cuidados básicos como ir ao médico e constatar boa saúde para a caminhada e fazer pequenas caminhadas de 10 a 15 minutos (ou mais), e tomar muito cuidado com a hidratação antes do dia da peregrinação.

“Sabemos que durante qualquer peregrinação, o condicionamento maior é o espiritual, no entanto, manter a saúde não é pecado e ajuda no cumprimento de nossas promessas” afirma o fisioterapeuta Jamil Comoodo.

O cardiologista Fábio Baptista faz um alerta para os cuidados quando a atividade física tem maior intensidade e não faz parte da rotina da pessoa.

“Primeiramente, é importante deixar claro que os exercícios físicos são excelente opção para a prevenção das doenças cardiovasculares e demais doenças chamadas de crônicas não-transmissíveis. Porém, quando realizamos atividades com intensidades maiores que as habituais e sem preparação adequada podemos nos expor a alguns problemas de saúde” destacou Dr. Fábio Baptista.

Reconhecer as próprias limitações também é importante. “Reconheça suas limitações e nunca as ultrapasse, pois nestas situações problemas muito sérios podem acontecer”, informou Dr. Fábio.

Se mesmo tomando todos os cuidados, o romeiro precisar de atenção médica assim que chegar ao Santuário Nacional, poderá procurar pelo Ambulatório Médico localizado próximo à Passarela da Basílica, onde terá atendimento gratuito.