HOTEL
SANTO GRAAL
Aparecida | SP

Peregrinos chegam à Guadalupe para celebrar 482º aniversário das aparições

Dançando, cantando, de joelhos ou de bicicleta, milhares de peregrinos começaram a concentrar-se na noite de ontem, na Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, na Cidade do México, para cantar à Virgem, nas primeiras horas da manhã, as tradicionais ‘manãnitas’, pelo 482º aniversário de suas aparições ao índio Juan Diego.

As baixas temperaturas da madrugada não impediram que homens, mulheres, jovens e crianças acorressem à Basílica. Dentro e fora do Santuário, milhares de pessoas começaram a instalar-se ainda na madrugada de quarta-feira, reservando espaços com papelões e improvisando casas de campanha feitas de plástico.

A Basílica de Guadalupe, um dos principais santuários marianos, espera receber neste ano mais de seis milhões de fiéis de todo o território mexicano e de alguns países centro-americanos.

Os órgãos de segurança desenvolvem uma operação especial desde o último sábado, envolvendo 19 mil agentes da capital e 8 mil das forças federais, para garantir a tranqüilidade dos peregrinos.

Segundo a tradição, a Virgem de Guadalupe apareceu ao índio Juan Diego em várias ocasiões ao longo de 1531, sendo a última em 12 de dezembro no monte de Tepeyac, próximo aonde se localiza a atual Basílica.