HOTEL
SANTO GRAAL
Aparecida | SP

Por que Aparecida é o maior destino religioso do Brasil

Aparecida é o maior destino religioso do Brasil e abriga um dos santuários mais visitados do mundo. A cidade atrai milhões de fiéis anualmente em peregrinações. Isso impulsiona a economia local com o comércio e serviços voltados ao turismo religioso.

Sede do maior templo católico do país, que é também o maior templo dedicado à Maria, Aparecida se consolidou como símbolo da devoção nacional.

Mais do que um destino, o lugar reúne devoção, cultura e identidade nacional. Entender sua história é também compreender a própria fé do povo brasileiro.

Continue a leitura para descobrir por que Aparecida se tornou o maior destino religioso do Brasil.

A história da devoção a Nossa Senhora Aparecida

A história de Aparecida como o maior destino religioso do Brasil começa em 1717. Foi neste ano que os pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia encontraram a imagem de Nossa Senhora Aparecida no rio Paraíba do Sul, na altura da cidade.

Os homens haviam sido encarregados de conseguir peixes para um banquete. Este seria oferecido a Dom Pedro de Almeida e Portugal, o Conde de Assumar. Na época, o conde também era o Governador da Província de São Paulo e Minas Gerais

Após inúmeras tentativas frustradas, os três fizeram mais uma tentativa. E foi ela que levou ao encontro da imagem de uma santa negra. A estatueta estava quebrada em dois pedaços que, ao serem reunidos, resultaram numa pesca abundante.

O fato foi interpretado como um milagre pelos pescadores. Eles levaram a imagem para casa, onde Silvana da Rocha Alves, esposa de Domingos, irmã de Felipe e mãe de João, reuniu as duas partes com cera e a colocou num pequeno altar.

Após esse acontecimento, a devoção pela santa, que recebeu o nome de Nossa Senhora Aparecida por ter sido “aparecida” nas águas, se espalhou rapidamente. Logo, os moradores da região passaram a se reunir aos sábados para rezar o terço e entoar a ladainha.

Ao longo dos anos, a santa passou a ser símbolo de fé e esperança para milhões de brasileiros. Em 1930, Nossa Senhora Aparecida foi proclamada padroeira do Brasil pelo Papa Pio XI. Já a cidade de Aparecida tornou-se um grande destino religioso no Brasil.

O Santuário Nacional: centro da fé popular

Desde que a estatueta foi encontrada, os brasileiros têm mostrado sua devoção à Nossa Senhora Aparecida. Em virtude de tamanha admiração, o padre José Alves Vilela e alguns devotos construíram, no ano de 1740, uma pequena capela. Este foi o começo do que viria a ser o Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Hoje este é o maior santuário no mundo dedicado a Maria.

Criada em  1743, a construção da primeira igreja em louvor à imagem que ficou conhecida como Mãe Aparecida. Isso porque na primeira capela não se celebrava a Eucaristia. Porém, os relatos dos milagres operados pela santa e da devoção do povo convenceram o bispo Dom Frei João da Cruz para que ele aprovasse o culto e autorizasse a construção da primeira igreja em louvor

A inauguração da igreja no dia 26 de julho de 1745 deu também origem ao Santuário. No dia anterior a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi levada em solene procissão à nova igreja e colocada no nicho do altar. Esse foi o primeiro Santuário que acolheu multidões.

Ao longo dos anos, a construção apresentou risco de desmoronamento. Assim, foi aprovada a construção de um novo templo. A chamada Basílica Nova, recebeu sua primeira missa no dia 11 de setembro de 1946.

Em 1959, aconteceu o primeiro atendimento aos romeiros e outros milhões se deslocam todos os anos em peregrinação para Aparecida para expressar sua fé. Somente em 2024, foram mais de 9 milhões de devotos em 2024.

O maior destino religioso do Brasil

Localizada a 170 quilômetros da capital paulista, Aparecida recebe quase nove milhões de turistas por ano. A fundação da cidade está diretamente relacionada à fé. Assim, ela permanece como essência deste que é o maior destino religioso do Brasil.

O aparecimento da imagem de Nossa Senhora Aparecida no rio Paraíba do Sul e a construção do Santuário Nacional consolidaram o lugar do município no coração dos fiéis católicos.

Para quem visita à cidade, a infraestrutura também impressiona. Uma das opções de hospedagem mais bem localizadas é o Hotel Santo Graal. Situado em frente à Basílica Nova, oferecemos conforto e comodidade aos peregrinos de todos os lugares.