HOTEL
SANTO GRAAL
Aparecida | SP

Redentoristas se reúnem para refletir o trabalho Pastoral nos santuários brasileiros

Cerca de 55 Missionários Redentoristas de diversas unidades provinciais estiveram reunidos esta semana, para um encontro de reflexão sobre a missão evangelizadora realizada nos santuários.
O Encontro é promovido pelo SIE (Secretariado Interprovincial de Espiritualidade), e oferece aos Redentoristas que atuam no Brasil a possibilidade de um momento de reflexão, formação, espiritualidade e confraternização.
“É um encontro de formação com o intuito de enriquecer o conhecimento e a reflexão de cada confrade. Não se toma nenhuma decisão, apenas reflete-se”, disse um dos coordenadores do evento, o Missionário Redentorista padre José Ulysses da Silva.
A atividade, que é realizada periodicamente, visa promover a confraternização e o enriquecimento intelectual e espiritual dos religiosos.
“Neste encontro, nós estamos tratando especificamente da Pastoral nos santuários, uma vez que nós, Missionários Redentoristas, somos responsáveis por vários santuários importantes no Brasil e outros santuários menores”, disse padre Ulysses.
Segundo o Redentorista, o crescimento no número de visitantes nos diversos santuários do Brasil exige que o trabalho pastoral seja reavaliado constantemente.
“Essa responsabilidade faz com que nós tenhamos de aprofundar um pouco a motivação do nosso trabalho e refletirmos se estamos fazendo o melhor, além de atualizar tudo aquilo que estamos realizando na Pastoral dos santuários. Tudo isso dentro de uma transformação que a própria sociedade vem passando.”
Os Missionários Redentoristas são responsáveis por diversos santuários brasileiros, como o do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO), e o do Bom Jesus da Lapa, em Lapa (BA). Porém, o de maior destaque e de maior visitação é o Santuário Nacional de Aparecida, dedicado a Nossa Senhora Aparecida.
“Atualmente nós constatamos que a visitação aos santuários vai crescendo cada vez mais e aumentando a responsabilidade dos meios de comunicação que alargam as paredes destes santuários. Isso traz uma responsabilidade nova e nos faz debruçar, refletir e visualizar certos direcionamentos para a nossa atividade Pastoral.”
Novos tempos – Em tempos de expansão na propagação destes santuários através dos meios de comunicação como televisão e internet, o aumento no número de visitantes aos locais se tornam recorrentes. Entretanto, os perfis destes devotos se tornam diferenciados.
“Eu creio que estamos vivendo um tempo muito bonito dentro da sociedade. Em que muitas pessoas que não têm uma vinculação tão forte com sua paróquia, principalmente em grandes centros, mas, que o Santuário brilha como ponto de atração. Por isso, o acolhimento e a comunicação da Palavra têm que vir com toda força e poder alimentar estes corações. E fazer com que todos e todas cheguem aqui buscando Deus e saiam daqui cheios de Deus, em paz, com alegria e com coragem de levar a sua vida e sua missão”, concluiu o padre.