Quais foram os milagres de Nossa Senhora Aparecida?
Os milagres de Nossa Senhora Aparecida são conhecidos no mundo todo e fortalecem a fé de milhões de pessoas. Afinal,...
Um convite à conversão do olhar. Essa é a proposta do Seminário Nacional da Vida Consagrada que está acontecendo no Santuário de Aparecida, desde a última sexta-feira (4) e segue até o dia 8, com as atividades concentradas no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida.
Mais de 500 institutos e congregações religiosas foram convidados para esse encontro, que tem o objetivo de promover um novo ardor missionário.
Com o tema central ‘Mística e Profecia na missão comunitária’ e o lema ‘Saiamos, às pressas, com Maria, aonde clama a vida’, o Seminário traz o ícone da visitação de Nossa Senhora a sua prima Isabel, para que cada congregação e instituto viva a missão constante de sair às pressas ao encontro da vida, como explica Ir. Maria Inês Vieira Ribeiro, presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB):
“O encontro que transforma, por isso que o ícone é o da visitação de Nossa Senhora a sua prima Isabel, porque quando Nossa Senhora foi visitada pelo Espírito Santo que disse que ela seria a mãe do Salvador, aquilo levou Maria a se mover. O Salvador conosco, o Jesus conosco me move, então esse seminário é para nos mover interiormente, para sairmos as pressas ao encontro da vida. O que nos desejamos é justamente isso, criar um novo olhar e um novo coração, possibilitando essa renovação da nossa identidade, da nossa visão de vida consagrada.”IR. MARIA INÊS VIEIRA RIBEIRO
A programação do seminário inclui palestras e oficinas que contribuirão para compreensão do tema central, visando promover atitudes concretas na realidade de cada carisma. “É um seminário que tem o objetivo de nos levar a uma conversão do olhar, porque às vezes as situações vão nos amortizando, nós começamos a ficar insensível a morte, insensíveis a corrupção, as situações que denigrem no nosso povo”, colocou a presidente da CRB.
Irmã Maria Inês lembra que o ser humano é chamado a transformar, por isso a importância de estar unido nesse seminário para revigorar esse compromisso. “Eu tenho que sair daqui mais fortalecida para a evangelização”, afirmou.
Na manhã de hoje (6), os religiosos e as religiosas do Seminário Nacional da Vida Consagrada, participaram da Celebração Eucarística, no Altar Central, presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlandes Brandes.
Durante a homilia, Dom Orlando destacou o amor infinito de Deus como base da missão religiosa. E, como pessoas escolhidas a serem Igreja, necessitam deixar-se amar por Ele, para que essa experiência reflita ao outro.
O celebrante também ressaltou a prática do amor principalmente nos momentos de dificuldade e apesar das diferenças entre irmãos e irmãs. Estendendo-se à vida religiosa, o sacerdote pontuou a justiça social como uma forma de amar.
“Vocês são mães e pais de uma multidão de filhos e filhas. Vocês trabalham em todas as situações da Igreja, no mundo inteiro. Com vocês, o mundo e a Igreja são melhores.”
Ao concluir, Dom Orlando realçou e agradeceu o papel das religiosas na Igreja, recordando que Santo Afonso Maria de Ligório recebeu de uma consagrada a revelação de que fundaria uma congregação. Santo Afonso deu origem à Congregação dos Padres Redentoristas.
“Vocês trabalham pelo povo de Deus, mas também pelas vocações. Eu quero pedir, hoje, vocações femininas para nossa Igreja.”
Os milagres de Nossa Senhora Aparecida são conhecidos no mundo todo e fortalecem a fé de milhões de pessoas. Afinal,...
A seguir vamos apresentar a história e as origens cristãs da páscoa. Entenda o seu significado completo e veja...
A Capela da Ressurreição foi inaugurada em 2007 no Santuário de Aparecida. Desde então, este é um local de...
Reunimo-nos com todos os santos, neste dia, para exaltar a Santa Cruz, que é fonte de santidade e símbolo revelador...
Fique sempre informado com nossa newsletter! Cadastre-se!