HOTEL
SANTO GRAAL
Aparecida | SP

Religiosos do Brasil renovam a missão da vida consagrada na Casa da Mãe Aparecida

Um convite à conversão do olhar. Essa é a proposta do Seminário Nacional da Vida Consagrada que está acontecendo no Santuário de Aparecida, desde a última sexta-feira (4) e segue até o dia 8, com as atividades concentradas no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida.

Mais de 500 institutos e congregações religiosas foram convidados para esse encontro, que tem o objetivo de promover um novo ardor missionário.

Thiago Leon
Thiago Leon
O encontro desse ano traz a cena da Visitação de Maria a Isabel.

Com o tema central ‘Mística e Profecia na missão comunitária’ e o lema ‘Saiamos, às pressas, com Maria, aonde clama a vida’, o Seminário traz o ícone da visitação de Nossa Senhora a sua prima Isabel, para que cada congregação e instituto viva a missão constante de sair às pressas ao encontro da vida, como explica Ir. Maria Inês Vieira Ribeiro, presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB):

“O encontro que transforma, por isso que o ícone é o da visitação de Nossa Senhora a sua prima Isabel, porque quando Nossa Senhora foi visitada pelo Espírito Santo que disse que ela seria a mãe do Salvador, aquilo levou Maria a se mover. O Salvador conosco, o Jesus conosco me move, então esse seminário é para nos mover interiormente, para sairmos as pressas ao encontro da vida. O que nos desejamos é justamente isso, criar um novo olhar e um novo coração, possibilitando essa renovação da nossa identidade, da nossa visão de vida consagrada.”IR. MARIA INÊS VIEIRA RIBEIRO

Thiago Leon
Thiago Leon
De 04 a 08 de maio religiosos de todo o Brasil participam do Seminário Nacional da Vida Consagrada.

A programação do seminário inclui palestras e oficinas que contribuirão para compreensão do tema central, visando promover atitudes concretas na realidade de cada carisma. “É um seminário que tem o objetivo de nos levar a uma conversão do olhar, porque às vezes as situações vão nos amortizando, nós começamos a ficar insensível a morte, insensíveis a corrupção, as situações que denigrem no nosso povo”, colocou a presidente da CRB.

Irmã Maria Inês lembra que o ser humano é chamado a transformar, por isso a importância de estar unido nesse seminário para revigorar esse compromisso. “Eu tenho que sair daqui mais fortalecida para a evangelização”, afirmou.

Na manhã de hoje (6), os religiosos e as religiosas do Seminário Nacional da Vida Consagrada, participaram da Celebração Eucarística, no Altar Central, presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlandes Brandes.

Durante a homilia, Dom Orlando destacou o amor infinito de Deus como base da missão religiosa. E, como pessoas escolhidas a serem Igreja, necessitam deixar-se amar por Ele, para que essa experiência reflita ao outro.

O celebrante também ressaltou a prática do amor principalmente nos momentos de dificuldade e apesar das diferenças entre irmãos e irmãs. Estendendo-se à vida religiosa, o sacerdote pontuou a justiça social como uma forma de amar.

“Vocês são mães e pais de uma multidão de filhos e filhas. Vocês trabalham em todas as situações da Igreja, no mundo inteiro. Com vocês, o mundo e a Igreja são melhores.”

Ao concluir, Dom Orlando realçou e agradeceu o papel das religiosas na Igreja, recordando que Santo Afonso Maria de Ligório recebeu de uma consagrada a revelação de que fundaria uma congregação. Santo Afonso deu origem à Congregação dos Padres Redentoristas.

“Vocês trabalham pelo povo de Deus, mas também pelas vocações. Eu quero pedir, hoje, vocações femininas para nossa Igreja.”