HOTEL
SANTO GRAAL
Aparecida | SP

Santuário Nacional: Tiras de alta resistência são colocadas na Cúpula Central

 

O Santuário Nacional de Aparecida está sempre realizando grandes projetos e obras, a fim de melhor acolher os devotos de Nossa Senhora Aparecida.

No ano passado, o Santuário deu um grande impulso para realizar o desafio de revestir internamente a grande Cúpula central da Basílica.

No último mês, foi iniciado o fechamento do grande anel da Cúpula com tiras de alta resistência, entrelaçadas, que darão base na montagem dos andaimes superiores para início da 1ª etapa do revestimento interno.

Os trabalhos transcorreram normalmente, com a devida segurança, sem que haja interferências nas celebrações e no uso da Basílica pelos visitantes.

A Cúpula

A obra, iniciada em 1965 e que exigiu uma engenharia especial, ganhará revestimento em mosaico em sua parte interna.

Grandiosa pela complexidade, beleza e importância, o desafio de revestir a Cúpula Central conta com a participação dos devotos da Padroeira do Brasil.

A Cúpula possui 34 metros de diâmetro, 109 metros de circunferência e 72 metros de altura, a calota da cúpula compõe-se de duas esferas sobrepostas, entre as quais sobe uma escada que dá acesso a um mirante.

Devido às proporções e vão livre, a construção exigiu engenharia especial.

Essa parte foi a mais dispendiosa e demorada de toda a igreja.

Sua estrutura de concreto armado foi projetada e calculada pelo professor José Carlos de Figueiredo Ferraz e tem o volume de 9.769 metros cúbicos de concreto.

Para a execução da concretagem das esferas o professor Ferraz projetou uma estrutura com 75 metros de altura, onde 32 tesouras de peroba formava um leque que recebeu o concreto. Cada tesoura contava com um vão livre de 22 metros. Nessa estrutura foram aplicadas cerca de 1.500 peças de eucalipto. Uma vez terminada a estrutura de concreto foram iniciadas as alvenarias de tijolos que completaram a parte arquitetônica da cúpula.

De acordo com os registros históricos do Centro de Documentação e Memória do Santuário Nacional, só na concretagem do grande anel superior foram gastos mais de 6 mil sacos de cimento.

De acordo com Benedito Calixto, responsável pelo projeto arquitetônico do Santuário Nacional, a cúpula é o foco da grande basílica, de onde convergem as linhas da igreja, as três naves por onde entram os romeiros e as cinco capelas: Batismo, Ressurreição, Santíssimo, São José e Velas.