HOTEL
SANTO GRAAL
Aparecida | SP

Seminário deve proporcionar experiência de ser discípulo de Jesus

O Seminário deve proporcionar aos futuros sacerdotes a experiência de serem discípulos de Jesus, a fim de que possam ter forças para encarar um mundo em que vigora a ditadura do relativismo e há uma luta aberta contra os tradicionais valores cristãos, morais e éticos.
Essa é a opinião compartilhada pelo presidente da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (Osib), padre Paulo Dal’Bó, e pelo diretor espiritual do Seminário Arquidiocesano São José, de Niterói (RJ) – e também presidente da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (Osib) para o Regional Leste 1 da CNBB -, padre Demétrio Gomes.
Os dois sacerdotes se valem de um recente discurso de Bento XVI a integrantes da Assembleia Plenária da Congregação para a Educação Católica para falar sobre o tema da formação sacerdotal.
“O discipulado precisa ser bastante demarcado. Só pode anunciar quem tiver a experiência pessoal com Ele. Na sua primeira encíclica, Bento XVI lembrava que o cristianismo não é ideologia, mas um encontro pessoal. Como o sacerdote é o homem que irá transmitir esse Deus, deve ter, no tempo do Seminário, uma experiência profunda, de discipulado, com o Senhor”, destaca padre Demétrio.