HOTEL
SANTO GRAAL
Aparecida | SP

Símbolos e significados da imagem de Nossa Senhora Aparecida

A imagem de Nossa Senhora Aparecida possui vários símbolos com riquíssimos significados. Referência singular para todos os católicos, em especial as mulheres, a Santa de manto azul anil possui detalhes que revelam sua realeza espiritual e amor maternal.

Cada item na estátua da Padroeira do Brasil possui mensagens que podem fortalecer a fé, inspirar a esperança e aproximar o coração dos fiéis de Deus e da Virgem Maria. Então, vamos explicar os principais símbolos presentes na imagem de Nossa Senhora Aparecida e seus significados.

Conheça os principais símbolos da imagem de Nossa Senhora Aparecida

Confira abaixo várias curiosidades sobre a imagem que vão ajudar você a entender melhor a Mãe Santíssima.

Coroa

A coroa nos recorda o quinto Mistério Glorioso do Rosário: a Coroação de Maria como Rainha do Céu e da Terra.

Inicialmente, o adorno não era feito de ouro, mas de prata. Em 1868, porém, a Princesa Isabel doou uma peça de ouro 24 quilates, com 300 gramas e 40 diamantes — sendo 24 maiores e 16 menores. Com ela foi realizada, em 1904, a solene Coroação de Nossa Senhora Aparecida.

Atualmente, essa coroa permanece junto à imagem original, enquanto uma réplica está em exposição no Museu, ao lado do manto usado na mesma celebração.

Para marcar o Centenário da Coroação, em 2003, a Mãe Rainha recebeu uma nova coroa, escolhida por meio de um concurso que reuniu 167 artistas de 17 estados brasileiros. O projeto vencedor, das artistas Lena Garrido e Débora Camisasca, foi confeccionado em ouro amarelo 18 quilates. Seu design apresenta delicadas hastes que se unem em uma cruz adornada com pedras verdes e amarelas.

Mais recentemente, em outubro de 2017, a imagem foi novamente coroada, em uma celebração no Altar Central. Desta vez, o ornamento sagrado trazia porções de terra de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal.

Manto

Ao longo dos anos, Nossa Senhora recebeu diversos mantos, cada um com sua própria história e significado. A peça atual foi confeccionada por uma família aparecidense há cerca de quatro anos. A cor azul representa o céu, enquanto os bordados dourados simbolizam a realeza, lembrando que a Santa é Rainha do Céu e da Terra.

A bandeira do Vaticano simboliza que a Virgem Maria é a Mãe da Igreja, e a do Brasil que ela é a Padroeira do país. Juntas, as duas bandeiras expressam que o Brasil é uma nação católica, colocada sob a proteção de Nossa Senhora Aparecida.

Até mesmo o formato triangular do manto tem um simbolismo próprio: ele remete à Santíssima Trindade. Além disso, o fato de ele estar aberto representa o acolhimento materno de Maria, sempre pronta a receber e conduzir seus filhos ao caminho de Deus.

Em 1750, a Santa recebeu o primeiro manto confeccionado especialmente para ela. Doado por Francisco Soares Bernardes, da cidade mineira de Mariana, o adereço era de cor carmesim, cobria a imagem dos pés à cabeça e possuía fios de ouro, que tapavam rachaduras e desgastes. Pouco se sabe sobre esse manto, além da referência encontrada no inventário de bens e alfaias sagradas do Santuário, datado de 5 de janeiro de 1750.

Dois dos modelos mais antigos estão relacionados à Coroação de Nossa Senhora Aparecida, em 1904. O primeiro está exposto no Museu, acompanhado de uma réplica da coroa doada pela Princesa Isabel, em 1868. Esse manto ainda preserva tons vivos e ornamentos bem conservados.

Devido ao avançado estado de deterioração, o segundo encontra-se guardado na Reserva Técnica. Originalmente de cor azul anil, hoje conserva apenas vestígios dessa tonalidade.

Mãos unidas

As mãos de Nossa Senhora Aparecida estão unidas na altura do coração, em sinal de oração. Esse gesto mostra que Maria foi uma mulher de oração em vida e lembra aos devotos que preces feitas com sinceridade e do coração tem o poder de transformar vidas.

Além disso, a posição das mãos revela também sua constante intercessão, suplicando a Deus pelas necessidades de todos os que receberam o amor de Cristo.

Fita na cintura

A fita na cintura está presente em todas as imagens que representam a Virgem Maria grávida de Jesus Cristo. Assim, a imagem de Nossa Senhora Aparecida também simboliza Maria grávida, ajudando a explicar o sorriso sereno em seus lábios.

Meia-lua

Embaixo dos pés da Santa, está a meia-lua, que traz dois significados. O primeiro é mostrar que Maria é a mulher de Apocalipse, aquela que protege contra todo o mal.

O segundo significado é o seu papel de Rainha e intercessora: assim como a lua reflete a luz do sol, Maria reflete a luz de Deus, lembrando que, na tradição católica, o sol representa Jesus Cristo.

Serpente

Ao observar a estatueta, percebe-se que Nossa Senhora é representada pisando em uma serpente. Esse gesto simboliza a vitória do bem sobre o mal e, ao mesmo tempo, remete sua presença gloriosa no céu, junto a Deus.

Anjos e nuvens

Ainda aos pés da imagem de Nossa Senhora Aparecida, é possível observar um anjo barroco. Junto à nuvem, ele simboliza a ascensão de Maria ao céu. Representa que ela está na glória de Deus, junto de seu Filho Jesus, intercedendo por seus filhos.

Enfim, cada símbolo da imagem de Nossa Senhora Aparecida nos lembra do amor, da proteção e da intercessão de Maria.

Se você deseja viver essa experiência de perto ou conhecer mais sobre os locais de devoção, visite o Hotel Santo Graal. Localizado em frente à Basílica, oferecemos hospedagens acessíveis e confortáveis, para você aproveitar ao máximo sua visita ao Santuário de Aparecida.