HOTEL
SANTO GRAAL
Aparecida | SP

Sínodo dos Bispos de 2012 está em preparação

A sexta reunião do XII Conselho Ordinário da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos aconteceu entre os dias 23 e 24 de novembro. Em um comunicado feito público nesta quinta-feira, 1º, detalham-se os trabalhos realizados na ocasião.

O secretário-geral do Sínodo, Arcebispo Nikola Eterović, ao início da sessão, recordou que, em outubro de 2012, será celebrada a XIII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo, com o tema “A nova evangelização para a transmissão da fé cristã”.

Na reunião, apresentou-se uma síntese das respostas aos “Lineamenta” (linhas gerais) enviadas pelas Conferências Episcopais, pelos Sínodos dos Bispos das Igrejas Católicas Orientais “sui iuris”, pelos organismos da Cúria Romana e pela União dos Superiores Gerais. Com base nessas respostas, estudou-se um esquema para a redação do “Instrumentum laboris” da futura assembleia sinodal.

Também procurou-se descrever adequadamente a “nova evangelização”, dirigida aos cristãos que abandonaram a prática religiosa, aos não crentes, aos agnósticos e aos fiéis de outras religiões. Ela também interessa a toda a Igreja, ainda que de modos diversos segundo as regiões do mundo.

“Com a nova evangelização, a Igreja trata de responder às mudanças constantes que acontecem na comunidade humana universal com o processo de globalização, em um clima cultural e moral de secularização e agnosticismo. Ante tais desafios, requerem-se novas linguagens e novos meios, e, sobretudo, testemunhas credíveis, para que a fé seja transmitida às novas gerações dentro dos novos contextos sociais”, indica o comunicado.

Enfim, salienta-se que a Igreja, ao mesmo tempo que adverte acentuadamente o dever de pregar o Evangelho, “tem necessidade de uma conversão que lhe permita, entre outras coisas, apresentar-se como mestra e testemunho às pessoas que buscam o Senhor, porque, anunciando o Evangelho, de fato proclama a conversão e o perdão dos pecados”.

A próxima reunião do Conselho acontecerá entre os dias 16 e 17 de fevereiro de 2012. O único representante do Brasil é o Arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer.