HOTEL
SANTO GRAAL
Aparecida | SP

Angelus: Papa pede pela unidade dos cristãos e o fim dos conflitos civis

Neste domingo (20) o papa Bento XVI durante a oração mariana do Angelus na Praça São Pedro pediu o fim dos conflitos civis que estão acontecendo em diversos países e reforçou a busca da Igreja pela unidade dos cristãos.

Em sua reflexão, Bento XVI destacou o evangelho dominical que apresentava as Bodas de Caná, quando Jesus transformou água em vinho.

“Com este sinal Jesus revela-se como o esposo messiânico, que veio estabelecer com o seu povo uma eterna aliança, segundo a palavra dos profetas: ‘Como se alegra o esposo pela sua esposa, assim o teu Deus se alegrará por ti’”.

O papa enfatizou o esforço da Igreja na busca da unidade.

“A Igreja é a esposa de Cristo, que faz dela ‘bela e santa’; todavia, esta esposa, formada por seres humanos, precisa sempre de purificação. Uma das mais graves culpas que deturpam a imagem da Igreja é a contrária à sua unidade visível, especialmente as históricas divisões que separaram os cristãos e que ainda não foram resolvidas”.

Bento XVI lembrou que desde o dia 18 de janeiro, acontece no Hemisfério Norte a Semana Anual de Oração pela Unidade dos Cristãos, período que se estende até a próxima sexta-feira (25), e disse que essa ocasião é “um momento muito do agrado dos crentes e das comunidades, pois reacende em todos o desejo e o empenho espiritual para a plena comunhão”.

“E assim será – continuou o Santo Padre – na próxima sexta-feira, 25, quando presidirei as tradicionais Vésperas ecumênicas de encerramento da Semana, na Basílica de São Paulo”.

Por fim, o papa manifestou o seu desejo de que a paz aconteça nos países que enfrentam conflitos civis armados e tem feito muitas vítimas.

“Que nos vários conflitos infelizmente existentes, cessem as matanças de civis indefesos, tenha fim toda violência e se encontre a coragem para ao diálogo e a negociação”.

Ao final da oração, o Sumo Pontífice cumprimentou os peregrinos presentes na Praça de São Pedro e convidou todos a rezar pela unidade dos cristãos.