HOTEL
SANTO GRAAL
Aparecida | SP

Dioceses brasileiras acolhem novos bispos nomeados pelo Papa

Dom Rafael (esq.) e Dom João, nomeados bispos para dioceses de Blumenau e Bom Jesus da Lapa, respectivamente / Foto: Montagem-Arquivo

Dom Rafael (esq.) e Dom João, nomeados bispos para dioceses de Blumenau e Bom Jesus da Lapa, respectivamente / Foto: Montagem-Arquivo

As dioceses de Blumenau (SC) e de Bom Jesus da Lapa, na Bahia, têm novos bispos. Nesta quarta-feira, 24, o Vaticano anunciou a nomeação de Dom Rafael Biersnaski para a diocese catarinense e de Dom João Santos Cardoso para a diocese baiana, ambos como bispos das dioceses.

As duas nomeações, como de costume, foram feitas pelo Papa Francisco. Até então, Dom Rafael era bispo auxiliar na arquidiocese de Curitiba, desde 2010. Já Dom João Santos estava na diocese de São Raimundo Nonato, no Piauí.

Dom Rafael tem 59 anos e é doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana. Na arquidiocese de Curitiba, onde nasceu, já foi vice-coordenador arquidiocesano de Liturgia e professor e diretor do Seminário São José. Ele é membro da União dos Presbíteros de Schönstatt e já foi oficial junto à Congregação para os Bispos, de 1955 a 2010.

Dom João Santos nasceu em 3 de dezembro de 1961 em Dário Meira, na Bahia. Ele é doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Logo que foi ordenado padre, foi designado para atuar na diocese de Vitória da Conquista, onde desenvolveu diversas funções. A nomeação como bispo de São Raimundo Nonato veio em 14 de dezembro de 2011, pelo então Papa Bento XVI. A ordenação episcopal foi no dia 12 de fevereiro de 2012.