HOTEL
SANTO GRAAL
Aparecida | SP

Três paróquias da arquidiocese celebram 25 anos de criação

Neste mês de janeiro, três paróquias da arquidiocese completam 25 anos de criação e estão comemorando seu Jubileu de Prata: Paróquia São Francisco, Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e Paróquia Nossa Senhora de Fátima, todas em Guaratinguetá. A história de cada uma delas reflete a história da arquidiocese e de seu povo.

matéria de capa - paróquia são francisco

 

Paróquia São Francisco

 

Guaratinguetá, a partir de 1975, teve considerável avanço da área urbana em direção a sua área rural. A implantação de vários Conjuntos Habitacionais contribuiu para a formação de novos bairros nos arredores da cidade, que receberam o nome de Parque São Francisco, Pingo de Ouro e Santa Luzia.

Nessa ocasião, essa área pertencia à Paróquia Nossa Senhora da Glória, cujo pároco era o franciscano Frei Dídimo e, posteriormente, o Frei Hans Stapel. O então Arcebispo Dom Geraldo Maria de Morais Penido através de  decreto, emitido a 13 de janeiro de 1991, criou a Paróquia São Francisco de Assis, constituindo o Pe. José Ferreira da Silva como seu primeiro pároco.

Outros padres passaram pela Paróquia, exercendo o ministério pastoral. O Pe. José Ferreira ficou até 23/02/1997; citamos os padres: Renato da Silva Leite Filho, que logo depois transferiu-se para outra diocese;  Reginaldo Joaquim José da Trindade, de 08/1994 a 02/1997, e novamente de 01/2011 a 07/2012; Carlos Afonso Cavalcante Rodrigues, de 02/1997 a 05/2003; João de Souza Brito, de 02/1998 a 12/2003; e Roberto Lourenço da Silva, de 05/2003 a 01/2011.

Atualmente estão no comando da Paróquia de São Francisco os Padres Matusalém  Gonçalves dos Santos, desde 05/07/2012, e Renan Rangel dos Santos Pereira, desde 10/08/2015.

Agora a área da Paróquia de São Francisco de Assis abrange os bairros: Parque São Francisco I e II; Santa Clara, Vila dos Comerciários I e II; Vila Municipal I e II; Jardim França I e II, Parque das Árvores, Jardim Rony e Santa Luzia. A população total estimada passa dos 20 mil habitantes. Em todos esses locais já foram realizadas Missões Populares, com visitas às casas.

Registre-se que, da Paróquia São Francisco, já foi desmembrada uma grande a área constituída dos bairros Pingo de Ouro, Parque das Garças, Pedrinha e várias Comunidades rurais, algumas delas localizadas na subida da Serra da Mantiqueira, formando a nova Paróquia Nossa Senhora das Graças.

Na Paróquia São Francisco diversas pastorais, movimentos e associações religiosas levam adiante a obra da evangelização, a saber: Catequese de Iniciação Cristã e Perseverança (Batismo, Primeira Eucaristia, Perseverança e Crisma); Liturgia (Ministros da Comunhão, Leitores, Corinhas e Acólitos, Canto); Família (Pré e Pós Matrimonial, Casos Especiais); Comunidades;  Crianças e Pessoas Idosas; Juventude; Vocacional, Obras Sociais;  Dízimo; Movimentos e Associações(Renovação Carismática, Apostolado da Oração, Legião de Maria, Irmandade Sta. Gianna etc.).

A Comunidade Mãe está interligada com as Comunidades Menores de Santa Clara, Santa Luzia, Santa Gianna, São João Paulo II e São Vicente de Paulo.

A Igreja Matriz, que está recebendo os últimos detalhes para poder ser considerada  completamente construída, é bela e espaçosa, resultado da dedicação, união e generosidade de muitos fiéis participantes ativos da Comunidade Paroquial e vários benfeitores.


Programação do Jubileu na Matriz:

Dias 7, 8 e 9 de janeiro – Tríduo, com Missa às 19 h.
Dia 10 de janeiro – Missa Solene, às 19 h.
Dia 13 de janeiro – Peregrinação do Ano Santo à Igreja de Santo Antônio e Celebração do Jubileu da Paróquia, com Missa às 20 h.

matéria de capa - paróquia NS Lourdeso

Paróquia Nossa Senhora de Lourdes

 

Em 14 de dezembro de 1990, Dom Geraldo Maria de Moraes Penido assinou o decreto de criação e marcou a solenidade de posse da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, com o Padre Matusalém Gonçalves dos Santos como o primeiro pároco em 05/01/1991. A área da paróquia foi desmembrada da Paróquia do Puríssimo Coração de Maria, no bairro São Benedito, em Guaratinguetá.

A paróquia têm cinco comunidades: matriz 1 (centro), matriz 2 (centro), São Francisco de Assis (Vila Paulista), São José (Engenheiro Neiva) e Santa Margarida (Vila Brasil).
Padre Mattos permaneceu na paróquia por 13 anos, criou o Seminário Menor Nossa Senhora  Aparecida  e iniciou a construção da nova matriz.

Em 2003, o então arcebispo Dom Aloísio Lorscheider transferiu o Pe. Matos para o Seminário da Arquidiocese e nomeou o Pe. José Ferreira como pároco.  Ele implantou a Pastoral Carcerária e realizou acabamento no Presbitério e na Capela do Santíssimo. Construiu  a torre da igreja matriz,  fundou o Apostolado de Oração, comprou o terreno de São José, reformou a Obra Social  e criou o Centro de Pastoral.

Em 2009, Dom Raymundo Damasceno Assis nomeou o Pe. Vinicius da Silva como terceiro e atual pároco. Desde que assumiu a paróquia, Padre Vinícius já concluiu a terceira parte das obras da Igreja matriz, como a pintura e o piso. Reformou a sacristia e a secretaria,  construiu duas salas na torre para uso pastoral, reforma a cozinha industrial, faz mais banheiros para mulheres e para os homens, construiu  a gruta Nossa Senhora de Lourdes e concluiu a construção das Igrejas de São Francisco e Santa Margarida.

Padre Vinícius também implantou  pastorais como a da Saúde e da Juventude. Na área social reformou e mobiliou a sede da Obra social, criou curso de Inclusão digital, violão,  artesanato, culinária de doces e salgados, karatê e capoeira, plantão psicológico, nova biblioteca. Adquiriu mais uma Kombi e uma saveiro, ampliou a creche que é monitorada por câmaras e  aumentou o quadro de funcionários.

Tríduo de Jubileu de Prata

Dia 02/01 –19h – Igreja Sta. Margarida Maria
Dia 03/01 – 7h – Igreja São Francisco
Dia 04/01 – 19h – Igreja São José
Dia 05/01 – 19h – Igreja Matriz, com a presença de autoridades civil, militar, religiosa e leigos.

matéria de capa - Paróquia NS Fátima

Paróquia Nossa Senhora de Fátima

 

A região da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima pertencia à Paróquia de São Pedro Apóstolo, no bairro da Nova Guará, em Guaratinguetá, cujo o pároco era Pe. José Thomé Minutti. Devido ao crescimento da região pastoral, o então arcebispo Dom Geraldo Maria de Moraes Penido decidiu criar a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em janeiro de 1991, nomeando o Pe. Nelson Ferreira Lopes como seu primeiro pároco.

Padre Nelson, assumiu a nova Paróquia em 01 de janeiro de 1991 e enquanto não se tinha a igreja matriz, as missas eram celebradas em um dos salões do J.B. Farias, materiais de construção. Deu-se início, então,  à construção da Igreja, com seis pessoas que se juntaram para limpar o terreno, no final de janeiro de 1991. Depois a obra foi feita em sistema de mutirão.

Os encontros de catequese eram feitas em casas da Comunidade. A primeira coroa de Nossa Senhora foi doada pela esposa de um dos donos do J.B. Farias, para que se fizesse a coroação de Nossa Senhora no dia de sua festa, 13 de maio.

Todas as imagens, São José, Nossa Senhora de Fátima, Rosa Mística, a Cruz com a Trindade Santa esculpida em madeira, os nichos do lado de fora, foram conseguidas, com o esforço do Pe. Nelson e dos padres do Mosteiro dos Santos Anjos, através do senhor Ferdinando Andreatta, já falecido. A igreja ficou inacabada por quatro anos. Não havia a Casa Paroquial.

Todo o material para a construção foi arrecadado através de campanhas. As cadeiras do altar foram compradas através de carnês pagos por grupo de mulheres. Os bancos, da mesma forma. As rifas foram muitas para que se arrecadasse o dinheiro necessário. A mais importante foi a de um carro russo, LADA, em consignação, pois o padre não tinha o dinheiro. A pessoa acreditou e entregou o carro para que fosse pago após a rifa ser vendida, sendo o lucro da paróquia.

E assim, a igreja foi sendo feita, e tudo começou apenas com pessoas se reunindo em finais de semana com um único objetivo: o fortalecimento da comunidade de Nossa Senhora de Fátima, da iniciativa das pessoas e o apoio do pároco da época, ainda Paróquia de São Pedro.

Parócos/Vigários que passaram pela paróquia:

1991 a 1996 – Pe. Nelson Ferreira Lopes,
1996 a 1999 –  Pe. José Anisio Teixeira – Pe. Antonio Silvestre da Silva e Pe. Luiz Antonio Carvalho da Silva
1999 a 2004 – Pe. Luiz Antonio Carvalho da Silva – Pe. Silvio Cesar Florêncio
2005 a 2010 –  Pe. Reginaldo J.J. da Trindade – Pe. Carlos Roberto de Carvalho
Janeiro/2011 a dezembro/2011 – Pe. Roberto Lourenço da Silva – Pe. Carlos Roberto  de Carvalho e Pe. Luiz Fernando de França Lopes
Dezembro/2011 – Pe. Luiz Fernando de França Lopes
Em 2012 por iniciativa do Pároco, Padre Luiz Fernando, a Igreja Matriz passou por uma reforma e ampliação deixando a igreja como está atualmente.
Em 2015, já visando os preparativos para o ano do Jubileu de Prata, foi criado um site para paróquia; www.paroquianossasenhoradefatima.com, que teve seu lançamento oficial no dia 13 de maio de 2015 e confeccionado um “Brasão Jubilar”.


Programação para o ano do Jubileu de Prata:

  • Dia Primeiro de Janeiro – Criação da Paróquia –  Missa Solene às 19h para abertura do ano do Jubileu de Prata e descerramento da placa comemorativa de 25 anos.
  • Dia 13 de Maio – Abertura da Novena de Nossa Senhora de Fátima com a Coroação de Nossa Senhora com uma nova Coroa que será confeccionada especialmente para este ano jubilar.
  • De junho a Outubro – Missa Todos os dias 13 na Matriz às 19h acompanhando as “Aparições” de Nossa Senhora de Fátima, fazendo unidade também aos preparativos para a celebração dos 100 anos das aparições de Nossa Senhora em Fátima – Portugal.