HOTEL
SANTO GRAAL
Aparecida | SP

Arcebispo de Teresina visita dioceses vítimas da seca e lança desafio para arquidiocese

O Arcebispo de Teresina (PI), Dom Jacinto Brito realizou uma visita pastoral às dioceses de Picos, Oeiras e São Raimundo Nonato vitimadas pela seca.

Acompanhou o arcebispo, o padre Tony Batista, vigário geral e presidente da Ação Social Arquidiocesana (ASA). Na visita ouviram as comunidades e os bispos e discutiram possíveis soluções para diminuir o sofrimento das pessoas diante das inúmeras situações de miséria provocadas pela falta de água.

“A nossa visita teve como propósito a solidariedade de dizer que Arquidiocese de Teresina não está indiferente ao sofrimento de tantos irmãos e irmãs. Fomos lá fraternalmente oferecer o nosso apoio ao povo e aos bispos. A nossa a intenção foi ainda colaborar na busca de alternativas para minimizar o sofrimento de tantas pessoas que estão perdendo plantações, bens, animais e adoecendo pela falta do bem mais precioso: a água, que desapareceu, em muitos casos, até para matar a sede”.

Dom Jacinto em artigo no site da arquidiocese citou a calamidade que as regiões enfrentam.

“Vimos e sentimos o sofrimento de centenas de famílias reféns deste drama que se repete a cada ano em nossa região, mas que desta vez se faz mais feroz e desolador”.

Na visita às cidades o arcebispo encontrou realidades diversas.

Em Oeiras os animais estão morrendo. Vender as criações por valores abaixo do mercado é a realidade das famílias de São Raimundo Nonato e em Picos, acontece o êxodo em busca de emprego, que transformou a cidade em “um lugar de senhoras idosas e crianças”, disse Dom Jacinto.

Segundo o arcebispo, uma fábrica de mandioca da região de Picos, que empregava cerca de 1000 mulheres está parada por falta de matéria-prima.

Solidário a dor do povo. Dom Jacinto se comprometeu a falar com autoridades locais e tentar encontrar soluções para as famílias afetadas pela estiagem.  

“Comprometemo-nos em gritar forte, pedir ajudar, falar com autoridades, rezar e pedir a Deus que mande chuva e amenize o sofrimento de tantos. Essa dor dilacerante deve ser e é nossa também”.

Dom Jacinto enfatiza que a arquidiocese e toda a sociedade devem se envolver na busca de soluções para os problemas que a falta de água impõe a essas regiões.

“Sentindo a dor dos nossos irmãos e irmãs que vivem no sertão piauiense, conclamamos toda a sociedade a se voltar e gritar conosco em busca de soluções imediatas, que minimizem este exacerbado e cruel padecimento. Com o grito do Ipiranga, ouvimos o grito do povo por vida e vida humana!”.

Situação no Estado

A Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional reconheceu por meio de portaria publicada no último dia 4, a situação de emergência em 178 municípios do Estado. Mais 14 ainda aguardam reconhecimento federal.

No final de agosto, o governador Wilson Martins afirmou que esta é uma das piores secas da história do Estado.

Os efeitos da estiagem já atingiram mais de um milhão de pessoas.

Campanha Arquidiocesana

Para tentar amenizar a situação que vivem as famílias dessas regiões, a arquidiocese lançou nesta semana uma campanha de arrecadação de alimentos não-perecíveis, que acontecerá nos dias 29 e 30 de setembro em todas as paróquias da arquidiocese

Informações com site arquidiocesano.

Foto: Portal do Governo do Piauí/F.Leal.