Quais foram os milagres de Nossa Senhora Aparecida?
Os milagres de Nossa Senhora Aparecida são conhecidos no mundo todo e fortalecem a fé de milhões de pessoas. Afinal,...
No clima de comemoração à Padroeira do Brasil o Santuário Nacional inaugurou neste domingo (14), um novo espaço de lazer e oração na cidade de Aparecida, o Caminho do Rosário.
A obra, idealizada pela contribuição da Família Campanha dos Devotos, está localizada próximo ao Hotel Rainha do Brasil e vai unir em um trajeto de 1300 metros, a Cidade do Romeiro ao Porto Itaguaçu, local do encontro da Imagem de Aparecida em 1717.
A inauguração teve início neste domingo, com uma missa de ação de graças no Altar Central, presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes.
Homilia
Dom Orlando iniciou sua reflexão agradecendo a todos que partilharam a construção do Caminho, enfatizando que esse é um dos caminhos para o céu.
“Você que partilhou a construção do Caminho dos Rosário, você está na direção certa do caminho do céu. O Caminho do Rosário é também um caminho bíblico, por isso é caminho do céu.”
Explicando a sua citação, o arcebispo lembrou o poder da oração do santo rosário. “A oração do Rosário vence a violência”, afirmou.
Ao fim da celebração dom Orlando pediu que o ecônomo do Santuário, padre Daniel Antonio, fizesse a oração de consagração à Mãe Aparecida, indicando que ele é o grande responsável para a concretização dessa grande obra.
Inauguração
Após a santa missa os devotos foram convidados a seguir em procissão até o Caminho do Rosário, para um momento especial de bênção e oração diante das cenas do rosário. A inauguração solene contou com a presença do arcebispo Dom Orlando Brandes, o reitor padre João Batista de Almeida, o ecônomo Padre Daniel Antônio e centenas de devotos
O reitor do Santuário durante a solenidade destacou a presença dos Redentoristas em Aparecida, que desde 1894 assumem a missão de promover a oração na cidade da Mãe Aparecida, através de obras que reforçam essa espiritualidade.
“Desde 1894 os Redentorista estão presentes nesse Santuário e desde então, fazendo obras para complementar aquilo que é a espiritualidade do Santuário, que é a oração, e nós sabemos que o povo gosta muito de rezar o rosário e nós redentoristas gostamos muito do rosário tanto que o terço está no nosso habito. Então esse Caminho vem concretizar a presença dos Redentorista em Aparecida e reforçar esse importante instrumento de oração que é o rosário, uma oração onde Maria nos conduz a Jesus”, expressou padre João Batista.
O rito de benção foi conduzido pelo arcebispo Dom Orlando, que abençoou a placa de inauguração, a Imagem de Aparecida na entrada do Caminho e os terços entregues a cada devoto que estava acompanhando o momento solene.
A Obra
O Caminho do Rosário é um espaço que vai proporcionar ao devoto a contemplação dos Mistérios Gozosos, Dolorosos, Gloriosos e Luminosos . Todo o trajeto é composto de 20 cenários com um total em 128 esculturas criadas pelos artistas paraguaios Blas Servín e Angela Servín.
As peças retratam o Novo Testamento, desde a anunciação à Virgem Maria até a morte de Jesus Cristo, passando por seu nascimento e os acontecimentos da sua vida, contribuindo para a oração e o aprendizado sobre o terço, especialmente às crianças.
“O povo católico que já tem a experiência de fazer a oração do rosário terá a oportunidade de contemplar tudo isso ao rezar os mistérios diante de cenas com escultura muito bonitas em tamanho natural, e aqueles que ainda não tenha a pratica do rosário, principalmente as crianças, vão poder olhar as imagens, quer dizer, ter o cenário e de algum modo já decorar tudo aquilo e ir acostumando, criando uma tradição de oração pedindo a intercessão de Nossa Senhora, então essa é uma das grandes contribuições do Caminho do Rosário”, ressaltou padre Daniel, ecônomo do Santuário.
Ele também reforçou mais duas contribuições da obra, como a atenção com o meio ambiente e qualidade de vida aos moradores de Aparecida.
“É uma área toda preparada para o cuidado paisagístico e o cuidado com a Mata Atlânticana margem do rio Paraíba do Sul, então esse cuidado ambiental que é próprio da igreja e o terceiro elemento que a gente não pode deixar de falar é a qualidade de vida que dá para a cidade, o Caminho do Rosário é o novo parque a céu aberto que os próprios cidadãos de Aparecida e cidades vizinhas poderão utilizar para caminhar e para estar com a família.”
A Preservação Ambiental no Caminho do Rosário
O novo espaço do complexo do Santuário de Aparecida foi pensado valorizando o meio ambiente da área às margens do rio Paraíba do Sul, com o plantio de aproximadamente 11 mil mudas de plantas arbustivas, 75 mil mudas de forrações, mais de 45 mil metros quadrados de grama, o equivalente a quatro campos de futebol oficial e ainda, o plantio de3.650 mudas nativas da Mata Atlântica às margens do rio Paraíba do Sul. Cerca de 90 espécies de plantas compõem todo o espaço.
Um dos engenheiros responsáveis, Nilton Paiva, pontuou o principal cuidado com obra explicando que tiveram uma atenção especial as áreas de compensação ambiental, replantio da vegetação e transplante das vegetações que precisaram ser removidas.