HOTEL
SANTO GRAAL
Aparecida | SP

Celebração marca a abertura do Ano Jubilar da Arquidiocese de Aparecida

Na noite desta sexta-feira (8), as Paróquias da Arquidiocese de Aparecida peregrinaram rumo ao Santuário Nacional para celebrar a abertura do Ano Jubilar pelos 60 anos de criação da Arquidiocese em 2018.

Refletindo o tema ‘Com Maria, a primeira leiga, celebraremos nosso jubileu’, a Arquidiocese se reuniu para uma celebração eucarística na Catedral Basílica, presidida por Dom Orlando Brandes.

No Altar Central, a imagem de Nossa Senhora Aparecida estava acompanhada pela de São Frei Galvão e pelo mapa das cinco cidades paulistas que compõem a Arquidiocese: Aparecida, Guaratinguetá, Roseira, Lagoinha e Potim. A celebração contou também com um coral de cem vozes.

Em sua homilia, Dom Orlando comparou os 60 anos da Arquidiocese com as bodas de diamante, um cristal inquebrável que quanto mais lapidado, mais brilha, e que lembra a resistência da fé.

Ao final da celebração, foi aceso o Círio Pascal que será enviado a todas as paróquias no ano que vem.

Atividades de 2018

Em 2018 acontece o Ano do Laicato, junto com o jubileu da Arquidiocese. Um logo foi criado contendo a imagem de Nossa Senhora Aparecida junto com a videira, que representa o leigo.

 

Diversas ações serão realizadas preparando os fiéis para esse importante momento festivo que será celebrado em dezembro do próximo ano.

“Teremos um curso anual de formação para os leigos e a peregrinação da imagem da Sagrada Família e de um Círio Pascal, visitando todas as paróquias. Assim vamos formando uma unidade”, conta Dom Orlando.

Também para 2018, a Arquidiocese está recomendando avaliação e melhoria no plano pastoral de cada paróquia, e planeja homenagear aqueles leigos e leigas que marcaram a história da igreja local.

Santuário como Catedral

O título de catedral foi instituído ao Santuário Nacional em outubro de 2016, com autorização do papa Francisco, indicando a importância da casa da Mãe Aparecida para a igreja arquidiocesana.