HOTEL
SANTO GRAAL
Aparecida | SP

Conheça a história da páscoa e a sua origem cristã

Enquanto celebração cristã, a história da páscoa tem uma relação direta com a crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Assim sendo, trata-se de uma das datas mais importantes para essa religião, já que reflete um de seus maiores acontecimentos.

história da páscoa

Hoje você vai conhecer mais detalhes sobre a história cristã da páscoa. Assim será possível entender os principais simbolismos e significados que estão relacionados com a data. Trata-se de um importante momento de fortalecimento e reforço de fé.

Origem e história da páscoa cristã

A celebração da páscoa comemorada no cristianismo tem uma ligação com o judaísmo. Mas o seu significado é bastante diferente, já está relacionada não com a libertação do povo hebreu da escravidão egípcia, mas sim com a morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Foi durante esse período que Cristo foi crucificado pelos romanos, morto, sepultado e, após três dias, ressuscitou. Antes disso, porém, os cinco dias que antecedem a páscoa, conhecidos como Semana Santa, são marcados por uma série de acontecimentos importantes:

  • Tudo começa no Domingo de Ramos, quando Jesus Cristo retorna para Jerusalém;
  • Três dias depois, na Quinta-Feira Santa, Cristo realiza sua última ceia com os apóstolos;
  • No dia seguinte, a Sexta-Feira Santa, ocorre a crucificação e sepultamento de Jesus;
  • Já o Sábado de aleluia é marcado por um período de reflexão e tristeza dos cristãos;
  • Isso muda no Domingo de Páscoa, quando Jesus Cristo  ressuscita e renova a fé cristã.

Esses eventos ocorrem em paralelo as comemorações da páscoa judaica, e por isso suas datas são compartilhadas. Mas para os cristãos, a morte e ressurreição de Jesus Cristo é o principal acontecimento. E isso se consolida definitivamente com a instituição do Calendário Gregoriano.

O fato, ocorrido no século XVI, determinou a celebração da páscoa cristã entre 21 de março e 25 de abril. A comemoração, assim, ocorre sempre primeiro domingo que sucede a primeira lua cheia do equinócio de primavera.

Como passar por esse período?

Além de saber a história da páscoa cristã, tenha em mente que esse é um período de grande importância . Por representar um tempo de renovação de esperança e fé, há uma série de rituais que devem fazer parte da rotina dos cristãos.

Tudo começa após ao término do Carnaval, durante os 40 dias que antecedem a páscoa. Assim, a chamada quaresma é marcada por uma série de práticas, que envolvem o jejum, a oração, a reflexão e realização de obras de caridade. Mas essas práticas se ligam mais ao judaísmo, e é na Semana Santa que os rituais cristãos antes da páscoa se tornam ainda mais importante.

Na Sexta-Feira Santa, cristãos não comem carne em respeito à morte do corpo de Cristo. Nesse dia, ocorrem celebrações religiosas como missas e encenações da chamada Paixão de Cristo, que reconta o sofrimento de Jesus diante da crucificação.

No dia seguinte, o Sábado de Aleluia, ocorre a chamada Vigília Pascal. Trata-se de uma espera pela ressurreição de Jesus no dia seguinte. Em muitas igrejas esse é um dia e uma noite de oração, com missas que adentram a madrugada. Na data também é comum ocorrer a chamada malhação de Judas, o traidor de Cristo com a queima de bonecos que representam sua imagem.

Já no Domingo de Páscoa, o dia é de celebração e renovação da fé Cristã. Na data há várias missas para comemorar o fato e orar a Deus e a Jesus Cristo. Ao mesmo tempo, tradicionalmente as crianças ganham chocolates e ovos de páscoa nesse dia.

Não deixe de professar a sua fé

A história da páscoa cristã é um período de grande importância e religiosidade. E para os devotos de Nossa Senhora de Aparecida, também é uma época de professar a sua fé. Por isso, aproveite esse período para visitar o Santuário da santa padroeira do Brasil.

Participe de suas missas pascais e viva uma intensa experiência de religiosidade. E claro, fique no Hotel Santo Graal, o melhor local para sua hospedagem em Aparecida do Norte. Entre em contato e faça a sua reserva hoje mesmo.