HOTEL
SANTO GRAAL
Aparecida | SP

Depois de 200 anos, local onde Jesus nasceu passa por reformas

A Basílica da Natividade, em Belém, local onde, segundo a tradição, Jesus Cristo nasceu, está passando por reformas há alguns meses. É a primeira vez, em 200 anos, que são realizadas reformas em um dos principais templos de peregrinação da Terra Santa. Os visitantes que passarem pela basílica na ocasião do Natal irão encontrar uma realidade um pouco diferente.

Considerada uma das igrejas mais sagradas do cristianismo, o local tem apresentado problemas nas vigas do teto e nas janelas, o que tem causado sérios danos aos mosaicos e outros itens de inestimável valor histórico e religioso. A Basílica da Natividade foi construída há cerca de 1.700 anos e está sob a administração da Igreja Católica Romana, Igreja Greco-ortodoxa e Igreja Armena. As três religiões administram o templo segundo o Código do século XIX conhecido como ‘Status Quo’.

Segundo a empresa italiana responsável pelas obras, a primeira fase da restauração deve durar um ano.

“O teto foi magistralmente restaurado por carpinteiros venezianos em 1478 e o projeto buscará manter o maior número possível das partes originais, tanto que substituiremos somente aquelas que não são mais funcionais”, afirmou o presidente da empresa, Giammarco Piacienti.

Além do teto e das janelas, outros elementos que terão necessidade de reformas no futuro são a fachada externa e os rebocos internos, os mosaicos murais, as pinturas e as obras em madeira. As obras de restauração não compreendem a Gruta da Natividade, onde pela tradição Jesus nasceu, e cujo local é assinalado por uma estrela de prata.

Em 2012, mais de dois milhões de pessoas visitaram o templo. Neste mesmo ano, a UNESCO inseriu a basílica na lista de Patrimônio Mundial.