HOTEL
SANTO GRAAL
Aparecida | SP

Divulgada Carta Apostólica do papa para o ‘Ano da Fé’

O papa Bento XVI anunciou neste domingo (16) o ‘Ano da fé’ durante Celebração Eucarística na Basílica Vaticana.
Em sua Carta Apostólica divulgada ontem (17), o Pontífice começa falando da Porta da Fé, lugar onde acontece a iniciação da comunhão com Deus, e que está aberta a todos.
O papa segue dizendo que ao passar por esta porta, temos um compromisso para toda a vida. Tal compromisso é iniciado com o Batismo, a partir do qual podemos chamar Deus de Pai, e termina com a passagem da morte para a vida eterna.
“Fruto da ressurreição do Senhor Jesus que, com o dom do Espírito Santo, quis envolver na sua glória todos os que acreditam Nele”, completa.
Dividida em quinze partes, a Carta apresenta as intenções pessoais do Sumo Pontífice, sem a interferência de nenhuma fonte interna ou externa. O ‘Ano da fé’ se iniciará em 2012 juntamente com a comemoração dos 50 anos de abertura do Concílio Vaticano II.
No final da primeira parte, o papa fala sobre a Santíssima Trindade.
“Professar a fé na Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo – equivale a crer num só Deus que é Amor”, acrescenta.
Ainda na Carta, Bento XVI convida a todos a ‘beber na fonte’ e tornar a ouvir a Palavra de Deus ao anunciar o período pelo qual se estenderá do Ano da Fé.

A Carta Apostólica ainda contempla a evolução da Igreja e que, para isso, a linha mestra deve ser o Concílio Vaticano II. Sobre isso, Bento XVI repetiu suas próprias palavras proferidas logo depois de ter sido eleito à Cátedra de Pedro.
“Se o lermos e recebermos guiados por uma justa hermenêutica, o Concílio pode ser e tornar-se cada vez mais uma grande força para a renovação sempre necessária da Igreja. A renovação da Igreja realiza-se também por meio do testemunho prestado pela vida dos crentes: de fato, os cristãos são chamados a fazer brilhar, com a sua própria vida no mundo, a Palavra de verdade que o Senhor Jesus nos deixou”, destaca Bento XVI.
Assim, o Papa vê o Ano da Fé como um convite para uma autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo. Nesta parte da Carta, o Papa cita Santo Agostinho e sua contribuição em forma de escritos, que ajudam o homem a viver o caminho que leva para a Porta da Fé.
“Por conseguinte, somente acreditando é que a fé cresce e se revigora; não há outra possibilidade de adquirir certeza sobre a própria vida, senão abandonar-se progressivamente nas mãos de um amor que se experimenta cada vez maior porque tem a sua origem em Deus”, completou o Santo Padre.

Bento XVI deixa também uma mensagem aos bispos, para que se unam ao Santo Padre, tornando fecundas e dignas as celebrações do Ano da Fé.
“Deverá intensificar-se a reflexão sobre a fé, para ajudar todos os crentes em Cristo a tornarem mais consciente e revigorarem a sua adesão ao Evangelho, sobretudo num momento de profunda mudança como este que a humanidade está a viver”.
Aos fiéis, o Santo Padre escreve que o Ano da Fé será uma ocasião propícia também para intensificar a celebração da fé na liturgia, particularmente na Eucaristia, que é a meta para a qual se encaminha a ação da Igreja e a fonte de onde emana toda a sua força.

“É precisamente nesta linha que o Ano da Fé deverá exprimir um esforço generalizado em prol da redescoberta e do estudo dos conteúdos fundamentais da fé, que têm no Catecismo da Igreja Católica a sua síntese sistemática e orgânica”, discorre Bento XVI.
O Pontífice cita exemplos de Maria, dos Apóstolos, dos Mártires, dos Santos e dos homens que pela fé em Jesus Cristo mantiveram seus corações unidos a Deus.

O Papa finaliza a Carta Apostólica que proclama o Ano da Fé citando Nossa Senhora.
“À Mãe de Deus, proclamada ‘feliz porque acreditou’ (cf. Lc 1, 45), confiamos este tempo de graça”.

 

Fonte: a12.com