HOTEL
SANTO GRAAL
Aparecida | SP

Ministros da Sagrada Comunhão: espiritualidade, formação e convívio

Neste domingo (4), o Santuário Nacional foi o local de concentração de uma das reuniões mais importantes do calendário da Arquidiocese de Aparecida: o encontro dos Ministros da Sagrada Comunhão.
Participaram das atividades, Ministros de todas as paróquias que fazem parte da Arquidiocese, totalizando 18 paróquias e mais de 800 ministros.
O grupo participou de duas palestras, às 14h no auditório Padre Noé Sotillo. O encontro seguiu até às 18h, quando o Cardeal Arcebispo de Aparecida e Presidente da CNBB, Dom Raymundo Damasceno Assis realizou uma celebração.
Segundo o coordenador diocesano dos Ministros da Sagrada Comunhão, Milton Cristovão Borges, o objetivo desta atividade é reunir todos os ministros em um momento de espiritualidade, formação e convívio.
“O encontro dos Ministros da Sagrada Comunhão é anual, e acontece sempre no primeiro domingo do mês de dezembro. Escolhemos fazê-lo nas dependências do Santuário Nacional, pois, além de ser a Casa de Maria, temos um grande número de Ministros que vêm aumentando anualmente”, completou Borges.
Quem são os Ministros Extraordinários da Comunhão – Surgiram na Igreja Católica após o Concílio Vaticano II, devido à necessidade de pessoas que pudessem auxiliar os ministros ordenados na distribuição da comunhão.
Os Ministros devem ser escolhidos entre a comunidade cristã respectiva e devem ser pessoas idôneas e com boa prática cristã.
Na maior parte das dioceses, os candidatos, antes de assumirem as suas funções, recebem uma formação litúrgica e doutrinal que lhes permita exercer a sua função com a máxima dignidade e decoro.
No fim de tal formação, são admitidos pelo bispo às funções para que a qual foram escolhidos, o que em alguns casos é feito em uma celebração litúrgica.

Fonte: a12.com