HOTEL
SANTO GRAAL
Aparecida | SP

Papa destaca devoção dos latinoamericanos à Virgem Maria

Nossa Senhora de Guadalupe indica a presença do Salvador para sua população indígena e mestiça da América Latina, “ela nos conduz sempre ao seu divino Filho, o qual se revela como fundamento da dignidade de todos os seres humanos, como um amor mais forte que as potências do mal e da morte, sendo também fonte de alegria, confiança filial, consolo e esperança”, salientou o Papa Bento XVI, nesta segunda-feira, 12, durante a Celebração Eucarística pela solenidade de Nossa Senhora de Guadalupe e pelo Bicentenário de independência de alguns países da América Latina e do Caribe.

A Missa foi realizada na Basílica Vaticana, às 17h30 (horário de Roma), e concelebraram com o Papa o Secretário de Estado, Cardeal Tarcísio Bertone; o prefeito da Congregação para os Bispos e presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, Cardeal Marc Ouellet; o Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis; e o Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera.

“O Magnificat, que proclamamos no Evangelho, é ‘o cântico da Mãe de Deus e da Igreja, cântico da Filha de Sião e do novo Povo de Deus, cântico de ação de graças pela plenitude de graças distribuídas na Economia da salvação, cântico dos ‘pobres’, cuja esperança é satisfeita pela realização das promessas feitas a nossos pais”, disse o Santo Padre, aos fiéis de língua portuguesa.

Bento XVI ressaltou que, desde a encarnação do Verbo, o Mistério divino revelado em Cristo é contemporâneio a toda pessoa humana em qualquer tempo e lugar por meio da Igreja, que tem Maria como Mãe e modelo.

“Pelo seu ‘sim’ ao chamado de Deus, a Virgem Maria manifesta entre os homens o amor divino. Neste sentido, ela, com simplicidade e coração da mãe, ainda indica a única Luz e a única Verdade: Seu Filho Jesus Cristo, que ‘é a resposta definitiva para a questão sobre o sentido da vida e às questões fundamentais que ainda hoje atingem tantos homens e mulheres do continente americano’”, salientou o Papa.

A Virgem Maria intercede constantemente pela salvação dos homens. O Santo Padre reforça que com amor maternal, ela cuida dos irmãos de seu Filho que ainda peregrinam e caminham entre perigos e dificuldades, até que sejam levados à pátria feliz.